
Foto: Cemig/Divulgação
O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, que, em 25 anos de existência, já investiu mais de R$ 1,1 bilhão em diversos projetos nos 774 municípios, vai incentivar a aquisição de equipamentos mais sustentáveis. E os interessados poderão não só trocar seus motores, como também comprar inversores de frequência com a aplicação de bônus. Esses equipamentos, responsáveis pelo controle da velocidade e da tensão do motor, potencializam a economia de energia e ajudam a reduzir.
De acordo com Filipe Randazzo, analista de eficiência energética da Cemig, os clientes que aderirem ao projeto terão múltiplos benefícios. Além do desconto na compra de um novo motor, com bônus a partir de 40%, o analista destaca: menos gastos na fatura de energia elétrica, operação mais silenciosa e confiável do motor e a destinação ambientalmente correta do motor antigo, já que a companhia fará a reciclagem segundo as mais rigorosas normas ambientais.
“As novas tecnologias permitem que os motores desempenhem suas funções de forma mais econômica. E a Cemig, como indutora do desenvolvimento em Minas Gerais, quer proporcionar aos clientes esse passo rumo ao futuro, porque a eficiência energética é um parâmetro que devemos buscar para alcançar unidades consumidoras mais sustentáveis, rumo à transição energética”, afirma Filipe Randazzo. Estão elegíveis todos os modelos de motores elétricos monofásicos.
Os modelos novos deverão ser modelos trifásicos de alto rendimento (1 a 500 CV) que tenham o Selo Procel. Os clientes também poderão contar com o bônus para a compra de inversores de frequência com corrente de saída de 7 a 601 A (ampère). Poderão participar aqueles clientes industriais de qualquer subgrupo tarifário, localizados em zonas urbanas ou rurais, e demais clientes de qualquer grupo tarifário que estejam situados em zonas rurais, com exceção de saneamento, poder público e iluminação pública.
Deixe um comentário