Inscrições abertas para duas oficinas gratuitas da AIFA. Início das aulas em setembro

Foto: AIFA/Divulgação

A Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (AIFA) segue valorizando e difundindo técnicas manuais que unem tradição, criatividade e sustentabilidade. No dia dois de setembro, o seu ateliê receberá a oficina de saboaria artesanal, conduzida pela artesã e oficineira Salete Aparecida Basílio, através do Termo de Fomento 007/23. A saboaria artesanal é uma técnica que permite a produção de sabonetes exclusivos, feitos com matérias-primas selecionadas e combinações personalizadas de cores, aromas e texturas. Além de serem alternativas criativas para presentes e uso pessoal, os sabonetes artesanais trazem beneficios para a pele e representam uma fonte de renda para muitos artesãos.

Bordado Vagonite

Foto: AIFA/Divulgação

A AIFA realiza também neste nono mês do ano, oficina com a técnica de bordado Vagonite, bordado tradicional que encanta pela sua beleza e delicadeza. A atividade será conduzida pela artesã e oficineira Maria Luiza Teixeira, através do Termo de Fomento 007/23. O Vagonite é uma técnica de bordado ancestral feita sobre tecido etamine (tipo de tela) ou similar, em que os pontos são trabalhados de forma contada e geométrica. O resultado são desenhos simétricos e harmoniosos, muito usados em toalhas, bolsas, carteiras, panos de prato, trilhos de mesa e peças decorativas. Além de ser um resgate cultural, esse bordado também promove bem-estar e estimula a criatividade.

Loja da AIFA

As duas oficinas são gratuitas, ou seja, com cadastro aberto a todos da comunidade. As inscrições já ocorrem desde sábado (23) e seguem até a data de início das aulas, na loja e no ateliê da AIFA, salas 37 e 40, no segundo piso do Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), na avenida João Pinheiro, 540, Centro. As vagas são limitadas, portanto, garanta já a sua participação. As oficineiras cobram apenas comprometimento, atenção, engajamento e concentração nas aulas, além da frequência necessária para desenvolver as duas técnicas de artesanato. Para outros detalhes, esclarecimento de dúvidas ou para se inteirar de outras qualificações, clique aqui e siga a rede social da AIFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *