Saae esclarece que racionamento de água é Fake News e inicia captação emergencial

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Autarquia espera acrescentar cinco mil m³ no sistema de abastecimento

A Prefeitura de Itabira divulgou nota de esclarecimento neste sábado (23), afirmando que se trata de informação falsa, certa publicação que circulou em redes sociais, apontando que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) teria iniciado manobras conhecidas como racionamento hídrico. A Fake News chegou a apontar a divisão da cidade em seis regiões, e com cronograma de segunda a sábado, o que não é real.

“Para conhecimento de todos. Nas redes sociais, há pessoas divulgando sobre racionamento em Itabira. O que não procede! Pedimos que todos que vejam algo sobre isso respondam ao post ou pelos comentários, informando que essa situação não é verdade. A última vez que Itabira decretou racionamento foi em 2021”, cita o informativo oficial da Prefeitura de Itabira, através da assessoria de comunicação social.

Captação Emergencial

Para recuperar a vazão perdida com a estiagem, o Saae começou sexta-feira (22), à captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego do Rio de Peixe. A operação será realizada em regime de 12h/dia, com capacidade de captar até 60 litros por segundo (l/s). A previsão é que sejam injetados cinco mil m³ de recursos hídricos, destinados à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, para tratamento e distribuição.

Segundo o Saae, essa medida é paliativa, adotada para atenuar os impactos imediatos da redução de cerca de 46% na capacidade de captação registrada neste período de prolongada estiagem. Ainda assim, a autarquia reforça que a situação continua delicada e demanda a colaboração de todos com o uso consciente e responsável. O cenário atual, em 2025, caracteriza-se por uma estiagem crítica, típica do inverno.

ETA Pureza com baixa vazão. Foto: Acom/Saae

No ano de 2024, foi marcado por uma seca histórica, considerada a mais severa em 60 anos, houve colapso de mananciais. Mesmo não atingindo a mesma gravidade de 2024, a estiagem de 2025 traz desafios significativos. A queda acentuada nos níveis dos mananciais reforça a importância das ações emergenciais e da participação ativa da comunidade na preservação desse recurso essencial.

“Estamos atentos à situação e trabalhando para minimizar qualquer impacto no dia a dia da população. Cada ação visa garantir a continuidade do abastecimento, mas é fundamental que todos façam sua parte, economizando água e evitando desperdícios. Com a colaboração de todos, Itabira conseguirá atravessar este período crítico de estiagem”, declarou o diretor-presidente da autarquia, Valdeci Luiz Fernandes Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *