Combate ao fogo: 243 incêndios em Itabira ao longo de 2024, e mais de 67 focos neste semestre

Foto: Instituto Bromélia

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa), está intensificando as ações para prevenir e combater as queimadas irregulares no município. A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Bromélia, busca alertar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelo fogo, incentivar a denúncia e proteger vidas, a natureza e o patrimônio de todos. Foram 243 incêndios em 2024, e mais de 67 focos neste semestre.

Foto: Corpo de Bombeiros

Apenas neste mês de julho, foram 37 registros, sendo a maioria em área urbana não protegida (13 casos) e lotes vagos (10 casos). Houve ainda registros em área rural não protegida (6), margens de rodovia (4), área rural de propriedade privada (1), área urbana pertencente a órgão público (1) e pastos (1). Muitos desses focos acontecem em áreas urbanas e rurais não protegidas, ameaçando a saúde da população, destruindo a biodiversidade e sobrecarregando o trabalho das equipes de resgate.

Foto: Instituto Bromélia

“Precisamos que cada cidadão seja aliado nessa luta, denunciando os responsáveis pelo fogo, mesmo que de forma anônima, para podermos identificar e punir os responsáveis. O silêncio só protege quem faz o mal, e o prejuízo recai sobre todos nós,” disse Elaine Mendes, gestora da Semapa. O Instituto Bromélia, parceiro da campanha, atua na preservação ambiental e na valorização cultural tanto em áreas urbanas quanto nos distritos de Itabira, na comunidade de Serra dos Alves.

Foto: Instituto Bromélia

Entre outubro e dezembro do último ano, a instituição registrou 28 incêndios na região, sendo 15 em áreas urbanas e 13 em áreas rurais. As pastagens foram as mais atingidas (14 ocorrências), seguidas por trechos de mata (10), plantações de eucalipto (3) e apenas um caso em terreno vago. Esses dados reforçam a gravidade da situação e a necessidade de ampliar a conscientização e a denúncia da prática criminosa. Queimadas são crimes ambientais previstos em Lei Federal, sujeitos a multa e prisão.

Foto: Instituto Bromélia

Denunciar é ato de atenção e cuidado com o futuro, do meio ambiente e da sociedade impactada pela poluição do ar e degradação do solo. Para denunciar queimadas ilegais, ligue: 190 (tridígito gratuito da Polícia Militar, para encaminhamento posterior ao policiamento ambiental) ou 31-3839-2137, que recebe vídeos e fotos pelo app WhatsApp (fiscais da Semapa). Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Nas três instituições, não é necessário se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *