
Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça
A Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu comunicado neste sábado (16) esclarecendo que a Prefeitura de Itabira acionou o Conselho Tutelar para providências investigativas sobre vídeo divulgado nas redes sociais, no qual uma criança aparece repassando informações falsas a respeito da mudança no atendimento de uma das escolas da rede municipal.
Segundo a administração pública do município, a inverdade é ação de cunho político, direcionada a confundir a comunidade escolar do bairro Monselhor José Lopes, no momento em que se trabalha para readequar o orçamento na redução da arrecadação pública. O pedido de acompanhamento junto à família da criança tem o objetivo de investigar a origem da informação.
O objetivo visa garantir a proteção integral da criança e orientar a comunidade, por meio de um diálogo instrutivo, alertando as famílias sobre os riscos e consequências de informações falsas. A escola municipal relatada no vídeo em questão segue funcionando regularmente em tempo integral, sem qualquer alteração nesse modelo.
“A criança não tem qualquer culpa no episódio, mas busca identificar a origem da informação falsa para providências administrativas cabíveis. A utilização de menores em conteúdos que propagam fake news configura um ato de adultização e instrumentalização, prática que fere os direitos e expõe indevidamente crianças e adolescentes”, cita o comunicado.
Cabe aos pais e responsáveis o acompanhamento da vida digital dos filhos, com atenção redobrada ao uso de redes sociais e à exposição de menores. A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a verdade, a proteção da infância e da adolescência e com uma educação pública de qualidade, pautada no respeito e no cuidado com os nossos alunos.
Deixe um comentário