
Hospital Márcio Cunha (HMC). Foto: FSFX
Com mais de 70 mil partos realizados desde 2013, o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), consolida-se como uma das principais referências em obstetrícia de Minas Gerais. O HMC atingiu a expressiva marca de 70.593 nascimentos e, em 2024, ficou na 3ª colocação entre as unidades que mais realizam partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A maternidade atende gestantes de todo o Vale do Aço e de regiões adjacentes, alcançando 22 municípios e destacando-se na estrutura, humanização e corpo clínico.
No último ano, foram contabilizados 5.182 partos na Instituição, volume que demonstra o aumento da procura e da confiança da população. Em 2025, até o momento, foram realizados 3.016 partos, superando os dados do primeiro semestre de 2024. A maternidade do HMC destaca-se por atender casos de baixa, média e alta complexidade, oferecendo uma estrutura moderna e segura, que inclui cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com ambiente privativo, quatro leitos de indução, cinco de pré-parto, três de preparo clínico e três salas cirúrgicas exclusivas.

Foto: FSFX
A Unidade da FSFX conta com dois leitos de emergência, oito de recuperação pós-anestésica, dois consultórios de pronto-socorro obstétrico e 58 leitos de alojamento conjunto, sendo 29 destinados ao SUS. Todo esse atendimento é viabilizado por uma equipe multiprofissional especializada, composta por obstetras, anestesistas, pediatras, enfermeiras obstétricas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e profissionais de apoio. O cuidado vai além da técnica e reforça o compromisso da Instituição com um nascimento seguro, acolhedor e humanizado.
A maternidade passou por importantes investimentos entre 2019 e 2020, que incluíram a modernização do centro obstétrico e da urgência obstétrica. A ampliação de leitos, aquisição de berços aquecedores, novas incubadoras, carros anestésicos e aparelhos de ultrassom reforçaram o ambiente seguro para mães e recém-nascidos. “Somos o terceiro hospital com maior número de partos realizados pelo SUS, em Minas Gerais, uma conquista que reforça o nosso compromisso com a vida e com a saúde das mulheres da nossa região”, afirma o diretor de negócios do HMC, Eduardo Blanski.

Eduardo Blanski . Crédito: FSFX
Com o aumento progressivo da demanda, o HMC projeta nova fase de expansão até o ano de 2027, que prevê melhorias nas áreas de medicação, atendimento aos pacientes do SUS, convênios e particulares. A proposta, que está em fase de planejamento, reforça o protagonismo em assistência à saúde da mulher e do recém-nascido. “Temos uma equipe multiprofissional que se preocupa em ofertar às gestantes o cuidado, respeito e qualidade. Nosso foco é oferecer um atendimento humanizado, com segurança e tecnologia, sempre colocando a paciente e o bebê no centro do cuidado,” finaliza Eduardo Blanski.
Deixe um comentário