
Fonte: Jéssica Paiva/CMI
A Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Paulo Neves, realizou na sexta-feira (8), dia de palestras, rodas de conversa e painéis sobre os direitos das mulheres, a violência de gênero e os caminhos de proteção e acolhimento. O foco foi promover a conscientização contra a violência de gênero, além de promover o empoderamento em torno da rede que atua no combate a violência doméstica.

Fonte: Jéssica Paiva/CMI
O evento contou com a presença de personalidades, especialistas, representantes da sociedade civil, e vereadores. Na abertura, o presidente do Poder Legislativo, Carlin Sacolão Filho reforçou o compromisso com a promoção de uma cidade mais segura, e igualitária. A mensagem deixada por ele foi: violência contra a mulher não se silencia, se denuncia, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

Fonte: Jéssica Paiva/CMI
O “Seminário de Conscientização” recebeu os advogados da 52ª Subsessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira): Weuller Ronilson, com a palestra “Quando a Casa Deixa de Ser Um Lar – violência doméstica também é emocional, financeira e sexual”; seguida da advogada, especialista em direito das mulheres, Juliana Drummond, com a temática “vulnerabilidade das classes minoritárias”.

Amanda Teixeira. Fonte: Jéssica Paiva/CMI
Houve “Circuito de Reflexões” com a rede de apoio, reunindo Tatiana Gavazza, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CREAM); Chaiza Leite (case de violência); e Bernardo Rosa (advogado e vereador), com a mediação de Juliana Drummond e o chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) João Martins Teixeira. O promotor Renato Ângelo teve participação fundamental no evento.
Houve Painel Temático com o advogado Pedro Moreira. Participaram o vereador Carlos Henrique da Silva; a presidente da Comissão OAB Mulher, Dafne Andrade; a primeira-dama, Raquell Guimarães; e a psicóloga Luciana Braga do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Amanda Teixeira, presidente da Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), proferiu palestra: “Jovens e Mulheres Autistas”.

Tatiana Gavassa. Fonte: Jéssica Paiva/CMI
As advogadas Lorena Pádua e Rafaela Maia falaram sobre a “Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica e familiar”. No encerramento, roda de conversa com Janaína Ávila (psicóloga), e Lia Andrade (ativista social), com mediação do vice-presidente da OAB, Weuller Ronilson. “Toda violência deve ser combatida. Denuncie 180. Procure a rede de apoio: você não está sozinha,” finaliza a nota da Câmara de Itabira.
Deixe um comentário