
Crédito: Acervo Giramundo
Em releitura lúdica do célebre grupo Giramundo Teatro de Bonecos, o clássico conto russo “Pedro e o Lobo” chega a João Monlevade na próxima terça (12), às 19h. A atração, totalmente gratuita, acontece na praça da Paz, na vila Tanque e integra a temporada de 15 anos do programa Diversão em Cena, patrocinado pela Fundação ArcelorMittal. Com 50 minutos de duração e classificação livre, a apresentação utiliza a técnica de marionetes a fio para proporcionar uma experiência lúdica e educativa e a oportunidade de mergulhar no universo da música clássica.
O roteiro se baseia na célebre obra do compositor russo Sergei Prokofiev, escrita em 1936. Com o cuidado de manter a essência original, a peça introduz as crianças à estrutura fundamental de uma orquestra, seus timbres e as diferentes famílias de instrumentos. A escolha das marionetes a fio é estratégica, possibilitando que os personagens ganhem movimento e expressividade. Desde sua estreia, em 1993, o espetáculo tornou-se um dos espetáculos mais emblemáticos do Grupo Giramundo. A montagem consolidou a participação de atores como marionetistas.
Segundo a produção, essa técnica, que se tornaria recorrente nas produções seguintes, também é a obra mais apresentada na história da companhia, formada em 1970, em Belo Horizonte. “Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural é fortalecer a rica identidade brasileira: celebramos nossa diversidade, ampliamos horizontes e construímos pontes significativas para o futuro”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde. A apresentação é viabilizada por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Deixe um comentário