
Electo Eduardo Silva Lora. Foto: Arquivo pessoal
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) publicou nota parabenizando seu professor Electo Eduardo Silva Lora pela inclusão no seleto grupo dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, conforme ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, em colaboração com a editora Elsevier. Esse reconhecimento, baseado em critérios como impacto acadêmico e número de citações, evidencia a relevância internacional da trajetória científica docente.
Titular vinculado ao Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), Electo Lora é coordenador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída. Sua carreira acadêmica e científica é marcada por contribuições expressivas nas áreas de conversão termoquímica de biomassa, cogeração, energia solar térmica, usinas térmicas e análise de ciclo de vida de sistemas energéticos. Ele é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O professor publicou 15 obras e 55 capítulos de livros, tem mais de 200 publicações científicas, e orientou mais de uma centena de dissertações de mestrado, e teses de doutorado. Também atua como docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Energética. Sua formação ocorreu na Universidade Politécnica de Odesa, na Ucrânia, em Engenharia Mecânica com especialidade em Centrais Termelétricas; e em 1981 concluiu mestrado em Usinas Termelétricas.
Posteriormente, obteve o título de doutor em Engenharia, com especialidade em Construção de Geradores de Vapor e Reatores, pela Universidade Politécnica de São Petersburgo, na Rússia. Foi professor da Universidade de Oriente, em Cuba, e posteriormente professor visitante da Universidade de Campinas (Unicamp). Também realizou um estágio como professor visitante na Washington State University, nos Estados Unidos, por meio do programa Fulbright/CAPES.
“A Unifei se orgulha de contar com o professor Electo Eduardo Silva Lora entre os membros de seu corpo docente. Sua trajetória inspira estudantes e pesquisadores nas diversas áreas da engenharia, e das energias renováveis, reafirmando o compromisso da Universidade Federal de Itajubá com a excelência no ensino, na pesquisa e na inovação, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, e do mundo,” cita a publicação da Unifei.
Parabéns ao professor pela dedicação em sua formação, valorizados seu conhecimento em prol de qualidade de vida sustentável. O seu empenho em expandir a sustentabilidade do planeta.