Universidade de Stanford posiciona professor da Unifei entre os cientistas mais influentes do mundo

Electo Eduardo Silva Lora. Foto: Arquivo pessoal

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) publicou nota parabenizando seu professor Electo Eduardo Silva Lora pela inclusão no seleto grupo dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, conforme ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, em colaboração com a editora Elsevier. Esse reconhecimento, baseado em critérios como impacto acadêmico e número de citações, evidencia a relevância internacional da trajetória científica docente.

Titular vinculado ao Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), Electo Lora é coordenador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída. Sua carreira acadêmica e científica é marcada por contribuições expressivas nas áreas de conversão termoquímica de biomassa, cogeração, energia solar térmica, usinas térmicas e análise de ciclo de vida de sistemas energéticos. Ele é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor publicou 15 obras e 55 capítulos de livros, tem mais de 200 publicações científicas, e orientou mais de uma centena de dissertações de mestrado, e teses de doutorado. Também atua como docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Energética. Sua formação ocorreu na Universidade Politécnica de Odesa, na Ucrânia, em Engenharia Mecânica com especialidade em Centrais Termelétricas; e em 1981 concluiu mestrado em Usinas Termelétricas.

Posteriormente, obteve o título de doutor em Engenharia, com especialidade em Construção de Geradores de Vapor e Reatores, pela Universidade Politécnica de São Petersburgo, na Rússia. Foi professor da Universidade de Oriente, em Cuba, e posteriormente professor visitante da Universidade de Campinas (Unicamp). Também realizou um estágio como professor visitante na Washington State University, nos Estados Unidos, por meio do programa Fulbright/CAPES.

“A Unifei se orgulha de contar com o professor Electo Eduardo Silva Lora entre os membros de seu corpo docente. Sua trajetória inspira estudantes e pesquisadores nas diversas áreas da engenharia, e das energias renováveis, reafirmando o compromisso da Universidade Federal de Itajubá com a excelência no ensino, na pesquisa e na inovação, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, e do mundo,” cita a publicação da Unifei.

One Comment

  1. Maria Joana de Souza Couto dos Reply

    Parabéns ao professor pela dedicação em sua formação, valorizados seu conhecimento em prol de qualidade de vida sustentável. O seu empenho em expandir a sustentabilidade do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *