
Foto: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal convida para o Seminário “Agosto Lilás”, espaço de escuta, reflexão e mobilização pelo fim da violência contra a mulher. Com o lema: informar, dialogar, e transformar. Serão palestras e rodas de conversa com especialistas. Haverá participação de profissionais da rede de apoio para tratar do tema em diferentes perspectivas. O evento ocorre nesta sexta-feira (8) no Plenário da Câmara de Itabira, a partir das 8h, com encerramento previsto para às 18h. “Vamos juntos transformar a realidade com informação, empatia e ação. Evento aberto ao público de todas as idades e gêneros” cita nota do Poder Legislativo.
A primeira atividade no pós-credenciamento, será a Solenidade de Abertura, dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, Carlin Sacolão Filho, como membro da Comissão Temática da Mulher no Poder Legislativo. Às 9h começa a palestra com o tema “vulnerabilidade das classes minoritárias”, com o vice- presidente da 52ª Subsessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira), Weuller Ronilson. A palestra “Quando a Casa Deixa de Ser Um Lar – violência doméstica também é emocional, financeira e sexual”, 10h15, sob a responsabilidade da advogada, especialista em direito das mulheres, Juliana Drummond.

Juliana Drummond. Foto: Arquivo
O encerramento no período da manhã, “Circuito de Reflexões” com a rede de apoio, apuração de divulgação de dados, formas de denunciar, e os desafios no enfrentamento da violência contra mulheres. Composição da mesa terá Tatiana Gavazza, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CREAM); Chaiza Leite (vítima de violência doméstica); e Bernardo Rosa (advogado e vereador). Na mediação, Juliana Drummond e o chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) João Martins Teixeira. Até 14h, o intervalo do almoço. O recomeço das atividades será às 14h15.
Na retomada o Painel Temático sobre “Políticas Públicas e Serviços Especializados em Proteção à Mulher”, com Pedro Moreira. Os convidados são: Carlos Henrique da Silva, presidente da Escola do Legislativo “Professor Paulo Neves”; Dafne Andrade, presidente da Comissão OAB Mulher; Raquell Guimarães, primeira-dama; e Luciana Braga, psicóloga e membro da escuta especializada do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Às 15h15, a palestra sobre “Jovens e Mulheres Autistas”, com a presidente da Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), Amanda Teixeira.

Amanda Teixeira. Foto: Emerson Rocha
Em seguida a abordagem será sobre a “Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica e familiar”, às 16h15 com as advogadas Lorena Pádua e Rafaela Maia. Antes do encerramento, roda de conversas sobre “Juventude, Gênero e Cultura do Respeito”, com Janaína Ávila (psicóloga, especialista em neuropsicologia), e Lia Andrade (Gestora da Casa da Cidadania e membro do fórum de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes), com a mediação do advogado Weuller Ronilson. Informações adicionais pelo telefone: 31-3839-1579. Para se cadastrar no evento clique aqui.
Deixe um comentário