FSFX: cerca de 80% dos casos de problemas de visão poderiam ser evitados

HMCC. Foto: FSFX

O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) oferece o Programa Glaucoma, do Governo Federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa inclui diagnóstico, acompanhamento e tratamento, a fim de garantir o acesso gratuito para todos os pacientes portadores do glaucoma. A equipe multidisciplinar liderada pela especialista, Dra. Juliana Ayupe de Oliveira, oferta em média 750 atendimentos por mês, atendendo de segunda a sexta-feira. Com foco na prevenção e progressão da doença, o programa vem apresentando resultados expressivos, o que permite a inclusão mensal de aproximadamente 30 novos pacientes.

Os exames oftalmológicos regulares são formas de prevenção à perda de visão e de diagnóstico precoce de doenças graves. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), mais de 35 milhões de brasileiros vivem com algum problema de visão, sendo que cerca de 80% dos casos poderiam ser evitados. Grande parte da população negligencia a saúde dos olhos, acreditando que enxergar bem é sinônimo de ser saudável. O oftalmologista Dr. Silas Franco, da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), explica que o exame oftalmológico completo por si só já mantém a saúde dos olhos.

Oftalmologista Silas Machado Franco Júnior. Foto: FSFX

“Nós avaliamos a acuidade visual, fazemos a refração, a motilidade ocular, a biomicroscopia, medimos a pressão intraocular e observamos o fundo de olho. É um check-up completo. Pois, é justamente, no fundo de olho, que muitos problemas graves podem ser identificados. O olho é o único órgão que conseguimos visualizar diretamente, o nervo e a vasculatura. Alterações nesse exame podem ser os primeiros sinais de doenças como diabete, hipertensão, esclerose múltipla, toxoplasmose e até tumores intracranianos”, alerta o especialista da FSFX.

Atualmente, cerca de 2.250 pessoas estão cadastradas e realizam, trimestralmente, consultas de atendimento especializado, exames de campimetria visual computadorizada (CVC) e a curva tensional diária (CTD), e o recebimento contínuo de medicação (colírios), até a data do próximo atendimento no HMCC. “A FSFX que administra a unidade hospitalar em Itabira, reafirma, com essa estrutura, seu compromisso com a saúde integral da população, oferecendo tecnologia e atendimento especializado para garantir mais qualidade de vida e prevenção de doenças silenciosas”, cita nota da FSFX encaminhada aos órgãos de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *