Depois de Itajubá e Itabira, Unifei pretende ter novo campus em Pouso Alegre

Foto: Secom/Unifei

Em sessão plenária semana passada, quinta-feira (17), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) deliberou favoravelmente sobre a proposta de institucionalização de novo campus em Pouso Alegre e, concomitantemente, a proposição do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA). No início da sessão, a apresentação formal por parte da Prefeitura de Pouso Alegre, pelo vice-prefeito Igor Tavares. A gestão municipal detalhou as condições estruturantes e a infraestrutura a serem disponibilizadas, como pilares da viabilidade do projeto. Estiveram presentes: Henrique Cassalho Guimarães (Assuntos Jurídicos), e José Evaldo Coelho do Nascimento (Relações Empresariais), representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional, parceira do projeto.

Na segunda parte do evento, ocorreu a discussão e a deliberação. A aprovação do Consuni foi condicionada à plena materialização das condições estruturantes pelo município, bem como à garantia de alocação de novas vagas para docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) por parte do Governo Federal, elementos cruciais para a sustentabilidade acadêmica e operacional do novo campus universitário. Para a Unifei, se torna fundamental esclarecer que esta aprovação constitui apenas a etapa inicial do complexo rito regulatório. E confere a documentação necessária para que a Unifei submeta formalmente o projeto ao Ministério da Educação (MEC), em estrita conformidade com o prazo-limite de 1º de agosto de 2025, estabelecido no calendário de regulação da União.

A efetiva autorização para a implantação do campus e a abertura do curso permanece sob a alçada decisória do MEC. Esta decisão substancia o compromisso da Unifei com a expansão qualificada e seu papel catalisador no desenvolvimento socioeconômico regional. A proposta de implantação de campus em Pouso Alegre vai ao encontro de uma política institucional de consolidação da Unifei como um pilar essencial no desenvolvimento regional. “Ao formar profissionais qualificados em tecnologia de ponta, a Universidade Federal também contribui com o impulsionamento da pesquisa e inovação, bem como a atração de investimentos, alinhando diretamente a excelência acadêmica com as demandas do setor produtivo e da sociedade,” informa comunicado da Unifei.

“Convidamos a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade civil a engajarem-se ativamente nesta fase de co-construção, contribuindo para a estruturação e o detalhamento deste grande projeto. Em face da celeridade que se fez necessária nesse momento inicial, ficou acordado no Consuni que, ao longo do segundo semestre, a Pró-Reitoria de Graduação coordenará maior aprofundamento do projeto pedagógico do curso de Bacharelado em IA. Este período também será propício para a avaliação de outras propostas de cursos, sempre em consonância com as condições estruturantes. A Reitoria engajou em uma série de reuniões de trabalho, focadas na delineação de escopos de atuação e na definição das contrapartidas infraestruturais necessárias,” conclui a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *