
Foto: Falcon 6/Secom/Unifei
A equipe de extensão Falcon‑6 Rocket Design, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira, promoveu entre os dias 13 e 27 de junho, o Workshop Acqua Rocket, oficina voltada à capacitação de professores da rede municipal de ensino, na construção e lançamento de foguetes hidrostáticos. A ação foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do grupo PET Conexão de Saberes: Física e Popularização da Ciência da Unifei.
A oficina teve como objetivo preparar docentes para orientar estudantes na participação da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), incentivando o uso de metodologias ativas e experimentação no ensino de ciências. Os participantes aprenderam os princípios físicos envolvidos no funcionamento dos foguetes, como a Terceira Lei de Newton, empuxo e pressão, e montaram, com materiais de baixo custo, foguetes hidrostáticos utilizando garrafas pet, água e ar comprimido.

Foto: Falcon 6/Secom/Unifei
As atividades foram divididas entre o laboratório de Física do campus Itabira, numa área adaptada para os lançamentos, em um terreno ao lado da Unifei. Ao todo, 19 professores de cinco escolas municipais participaram do workshop. A equipe Falcon‑6 também premiou, de forma simbólica, os foguetes construídos pelos professores que atingiram a maior distância. O conteúdo da oficina está alinhado ao nível três da OBAFOG.
Essa etapa é destinada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final do workshop, os professores receberam manual elaborado pela equipe Falcon‑6 para auxiliá-los na replicação das atividades com seus alunos. “A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática docente, estimulando a cultura científica nas escolas e fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade local,” cita a Unifei, em comunicado oficial.
Deixe um comentário