Unifei contribui em reportagem sobre impactos climáticos nas lavouras de café

Cássia Dias. Crédito: Globo Rural

Minas Gerais é o principal polo cafeeiro do Brasil. O programa Globo Rural exibiu, em 13 de julho, reportagem especial sobre os impactos das mudanças climáticas nas lavouras de café e os desafios para a sustentabilidade da produção nacional. O conteúdo destacou o aumento das temperaturas, a irregularidade das chuvas e eventos climáticos extremos como fatores que vêm transformando as condições de cultivo e exigindo novas estratégias de adaptação por parte dos produtores. A reportagem contou com a participação de duas pesquisadoras da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Participaram: Cássia Dias, pós-doutoranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Fabrina Bolzan Martins, professora do Instituto de Recursos Naturais (IRN). Com base em seus estudos científicos, elas contribuíram para a compreensão dos efeitos do clima sobre a cafeicultura e apontaram caminhos possíveis para garantir a continuidade da produção. O principal estudo que serviu de base para a reportagem completa é o artigo “Climate risks and vulnerabilities of the Arabica coffee in Brazil under current and future climates considering new CMIP6 models”, publicado na revista científica Science of the Total Environment.

Fabrina Bolzan Martins. Crédito: Globo Rural

A pesquisa faz parte da tese de doutorado de Cássia Dias, orientada por Fabrina Bolzan Martins (Unifei) e Minella Martins (INPE). O trabalho aborda a vulnerabilidade e os riscos climáticos para o café arábica no Brasil, principal produto da cafeicultura nacional e segunda commodity mais comercializada no mundo, atrás apenas do petróleo. Segundo o estudo, o cultivo deste café é especialmente sensível às variações climáticas, o que representa uma ameaça direta à produtividade e ao futuro do setor. O artigo alerta que o Brasil possui lavouras em áreas que já são foco de mudanças climáticas persistentes, o que pode resultar em perdas significativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *