Conselho do Meio Ambiente de Itabira tem nova composição

Foto: Prefeitura de Itabira

No Parque Natural Municipal do Intelecto, ocorreu na sexta-feira (18), a posse oficial dos novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) biênio 2025/2027. Concomitantemente, foi lançado o programa “Itabira Mais Verde”, para a elaboração do Plano Municipal de Arborização Sustentável (PAS). Principal órgão de participação social nas políticas públicas ambientais, o colegiado reforça, com sua nova composição, o compromisso com uma cidade mais sustentável e ambientalmente responsável.

Marco Antônio Lage. Foto: Prefeitura de Itabira

Durante o anúncio da nova composição do colegiado, o prefeito Marco Antônio Lage destacou seu papel estratégico, atuante e de relevância. “O Programa de Arborização não é um projeto só da prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente. É um movimento que precisa ser abraçado pela sociedade civil. Precisamos criar a cultura de que nossa cidade deve ser recomposta e reconstruída ambientalmente. As árvores que plantarmos vão impactar positivamente a qualidade de vida das próximas gerações,” destacou o gestor da cidade.

Foto: Prefeitura de Itabira

Ele criticou a aprovação pelo Congresso do chamado “PL da Devastação”, que flexibiliza regras ambientais. O prefeito classificou o projeto como retrocesso, principalmente diante da proximidade da COP30, quando o país terá o desafio de se apresentar como protagonista na agenda ambiental. “Estamos realmente dando passo atrás. Precisamos atualizar e modernizar as leis ambientais, mas com inteligência, diálogo e responsabilidade, não com simplicidade devastadora. Minha esperança é que o presidente Lula vete esse projeto”, declarou.

Elaine Mendes. Foto: Prefeitura de Itabira

Foram empossada a Câmara Técnica que vai assessorar o desenvolvimento do PAS, com representantes da administração pública, do Codema e instituições parceiras. “O Plano de Arborização Sustentável é divisor de águas. Vamos além do simples plantio de árvores, falando de planejamento responsável, participativo, que respeita as características do território. Codema e Câmara Técnica terão papel fundamental para garantir que esse processo traga resultados efetivos”, disse a presidente do colegiado, Elaine Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *