
Foto: Jéssica Paiva/CMI
A Câmara Municipal de Itabira realizou segunda-feira (14), reunião semanal das Comissões Temáticas. Estiveram em análise propostas que envolvem desde medidas de contenção de despesas públicas até ações voltadas à mobilidade urbana e reconhecimento de personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do município. Em destaque, a prestação de contas de duas pastas: Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS).

Foto: Jéssica Paiva/CMI
Também foi analisado Projeto do Poder Executivo que propõe a redução dos subsídios e remunerações de cargos comissionados. A medida, segundo a justificativa, visa adequar os gastos públicos à atual realidade fiscal do município. Alguns vereadores apresentaram dúvidas sobre impactos no teto que profissionais de medicina recebem, caso seja reduzido o valor pago aos cargos de primeiro escalão, e mais tempo será necessário para incluir a pauta do debate em plenário.

Foto: Jéssica Paiva/CMI
O vereador Bernardo de Souza Rosa trouxe o texto que pretende determinar a instalação de faixas elevadas de pedestres em frente a escolas públicas e privadas. O objetivo é ampliar a segurança no entorno escolar e garantir maior visibilidade nas travessias. Também foi analisado o Projeto de Lei proposto pela parlamentar Jordana Madeira Dias que oficializa a denominação de ruas no bairro Chapada. A medida visa facilitar a entrega de correspondências.

Foto: Jéssica Paiva/CMI
A reunião contou com a prestação de contas das pastas de Assistência Social e Saúde. Respectivamente, as secretárias Nélia Cunha e Fabiana Machado Lima apresentaram balanços, ações e responderam a questionamentos. A gestora da SMAS afirmou que moradores de rua não ficaram desassistidos com a descontinuidade do acolhimento na casa de passagem. A atividade apenas muda da Associação Municipal Assistencial Itabirana (AMAI) para a Cáritas Diocesana, e será no bairro Esplanada da Estação.
Deixe um comentário