
Fonte: Secom/Unifei
O artigo científico “Assessment of Precipitation and Hydrological Droughts in South America through Statistically Downscaled CMIP6 Projections” (Avaliação da precipitação e das secas hidrológicas na América do Sul por meio de projeções estatisticamente reduzidas do CMIP6), publicado na revista Climate (MDPI), foi reconhecido com o prêmio Climate Best Paper Award como o melhor trabalho publicado em 2023.
A revista “Climate” é periódico científico especializado, e revisado por pares, de acesso aberto, que se dedica à publicação de pesquisas relacionadas ao clima e suas diversas dimensões. O escopo da revista abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo estudos sobre a mudança climática, seus impactos, mitigação e adaptação, bem como questões de política climática, economia, sociologia e ética relacionadas.
A premiação considera critérios como originalidade, relevância científica, número de citações e acessos. O estudo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido para a empresa ENGIE, no contexto do doutorado de Glauber Willian de Souza Ferreira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Também assinam o trabalho João Gabriel Martins Ribeiro (doutorando), Christie André de Souza (graduado em Ciências Atmosféricas) e Michelle Simões Reboita. “Esse reconhecimento valoriza a pesquisa e a pós-graduação na Unifei, além de reforçar a qualidade da produção científica vinculada ao POSMARH em temas estratégicos como Mudanças Climáticas e Resiliência,” disse a orientadora dos autores.
Deixe um comentário