Conferência de Políticas Públicas para Mulheres de Itabira, elege delegadas para evento estadual

Denise Guerzoni Coelho. Foto: Ascom/PMI

Itabira realizou sua 2ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres quarta-feira (9), no auditório da Funcesi, reunindo representantes da Prefeitura de Itabira, sociedade civil, Poder Judiciário, e lideranças comunitárias. A iniciativa foi espaço de diálogo, e construção coletiva, além do fortalecimento da cidadania. Ao final, foram eleitas delegadas que defenderão as demandas abordadas em âmbito municipal, na próxima esfera, a Conferência Estadual em 31 de agosto. A promotora de justiça da Comarca de Patos de Minas, Denise Guerzoni Coelho, palestrou sobre: “Mais Democracia, Mais Igualdade, e Mais Conquistas Para Todas”.

Nélia Cunha. Foto: Ascom/PMI

O evento foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Vanilda Madeira, com a participação da gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Nélia Cunha, representando o prefeito Marco Antônio Lage. “A conferência é evento fundamental de escuta e mobilização. Discutimos temas sensíveis e urgentes, com foco na construção de políticas públicas intersetoriais efetivas, principalmente nas áreas da saúde, educação, esporte, e desenvolvimento econômico, que também envolve trabalho e renda. É assim que avançamos na promoção da igualdade e da justiça social”, disse a secretária.

Foto: Ascom/PMI

A representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) apresentou dados alarmantes sobre a violência. Itabira registrou 390 casos de violência contra as mulheres nos cinco primeiros meses. Em contrapartida, o município oferece robusta rede de apoio: o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream), serviço de assistência voltado para mulheres em situação de violência, com acolhimento, e atendimento psicossocial, além de orientação jurídica, em conjunto com a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e a SMAS.

Promotora do MPMG. Foto: Ascom/PMI

Antes do evento municipal, foram realizadas seis pré-conferências em pontos estratégicos. As prévias serviram para ouvir a população local, e levantar demandas específicas. Os debates foram organizados em grupos temáticos dos eixos centrais: 1 – Mulheres em espaço de poder e decisão; 2 – Violência contra as mulheres; e 3 – Mudanças do clima e os impactos para as mulheres: justiça climática, democracia e participação social. Os temas foram discutidos pelos grupos de trabalho. Dessa organização, surgiram várias propostas tanto de aprimoramento das políticas públicas já existentes quanto de criação de novas estratégias.

Delegadas eleitas no evento. Foto: Ascom/PMI

Foram aprovadas três propostas, uma em cada eixo, para serem apresentadas e defendidas na próxima etapa. Do total de 12, cinco delegadas foram eleitas representando a sociedade civil de Itabira, outras duas oriundas do Poder Público Municipal, além de seis suplentes, que representarão Itabira nas esferas Estadual e Distrital: Maria Nicolau Costa, Vanilda de Fátima Madeira, Lúcia Maria Cruz Oliveira, Lourdes dos Reis Oliveira “Lourdinha” e Rosemary Alvares de Souza “Rosinha” (titulares); e Natália Cristina da Silva, Maria das Graças Felipe de Lelis “Dadá”, Naiara Aparecida Xavier Oliveira e Giselly Magda da Silva Ramos (suplentes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *