Apenas 23% dos torcedores admitem o fanatismo por seu time de coração, mas o consumo relacionado com o futebol é crescente e já atinge a marca de 61% dos brasileiros, como revela estudo realizado pela primeira vez pela Serasa. A pesquisa “Gastos com Futebol” ouviu 2940 pessoas de todas as regiões do país, mostra como o esporte impacta uma fatia do orçamento familiar e influencia o comportamento financeiro dos torcedores.
Entre os principais gastos, as camisas de times continuam com larga vantagem de 71%, seguidas bem abaixo por outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streaming ou pay-per-view (32%). As despesas, porém, parecem cada vez mais periféricas aos estádios, pois 61% dos brasileiros acreditam que os eventos de futebol não são mais acessíveis ao público geral. Os ingressos para jogos aparecem em terceiro na lista, com apenas 34%.
Outro questionamento da pesquisa confirma o distanciamento. Quando perguntados sobre como assiste aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como palco. A preferência é de TV aberta (75%) e TV fechada (55%), e chama a atenção, embora não surpreenda, que a soma de quem assiste a jogos pelo YouTube (42%) e nos streaming (31%), percentual já se equiparando aos daqueles que continuam na TV aberta.
Com dinheiro ou não, o certo é que o futebol estimula que o brasileiro não se imponha limites para estar ao lado de seu time. Pelo menos 60% dos entrevistados já “cometeu alguma loucura” pelo seu clube e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais de clubes. Cerca de 49% consideram o futebol como grande fator de aproximação entre pessoas, promovendo laços entre familiares e amigos.
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