
Foto: Prefeitura de Itabira/Ascom
Na sexta-feira (4), foi realizada a entrega de 332 óculos de grau para moradores de Itabira, como resultado do projeto Carreta da Saúde, que promoveu atendimentos oftalmológicos gratuitos, além de mamografia e ultrassonografia no mês de maio para pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fruto de parceria celebrada com a Prefeitura de Itabira e o Instituto Viver Minas, anteriormente conhecido como “Instituto Álvaro Antônio”, deputado federal. A entrega aconteceu na quadra de esportes da praça Mário Carvalho, no bairro Quatorze de Fevereiro.

Marcelo Álvaro Antônio, Amanda Dias, Marco Antônio Lage, Fabiana Machado e Rodrigo Diguerê. Foto: Prefeitura de Itabira/Ascom
“Um óculos desse aqui fica muito caro e eu não teria condições. Estava totalmente sem enxergar, só conseguia ler de longe, e agora estou conseguindo ler de perto. Tinha muito tempo que estava esperando na fila do SUS e esta é a primeira vez que estou usando óculos,” afirmou à lavradora Alderineide Tavares. “Trazer saúde ocular é dignidade. Parece simples, mas dar a capacidade de enxergar com nitidez transforma vidas. Tivemos relatos de jovens que deixaram de frequentar a escola por não conseguirem enxergar, e ações como essas mudam essa realidade”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Beneficiada: Alderineide Tavares. Foto: Prefeitura de Itabira/Ascom
A solenidade contou os deputados Marcelo Álvaro Antônio (federal), Amanda Dias (estadual) e o vereador Rodrigo Diguerê, que intermediou o projeto. “Agradeço ao prefeito Marco Antônio e à equipe da Secretaria de Saúde pela parceira. O município não mediu esforços para viabilizar a estrutura necessária”, afirmou Marcelo Álvaro Antônio. “A saúde é um propósito, uma prioridade da nossa gestão. Essas parcerias são essenciais para que possamos levar mais cuidado à população e atender demandas reprimidas com eficiência”, acrescentou a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Machado.

Foto: Prefeitura de Itabira/Ascom
O projeto Carreta da Saúde foi responsável por cerca de mil atendimentos no município, com infraestrutura para realização de 120 consultas oftalmológicas e 90 mamografias diariamente, além de 360 ultrassonografias, ao longo de três dias. Itabira foi um dos municípios contemplados entre as 853 cidades de Minas. Com a repercussão positiva da ação e a alta demanda registrada, a expectativa é de que o projeto retorne a cidade em breve. Pessoas com problemas oftalmológicos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência. Os médicos especialistas atendem no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).
Deixe um comentário