
Participantes no campus de Itajubá. Fonte: Secom/Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou, dia 17 de junho, a apresentação do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, promovido pela reitoria em parceria com a Comissão responsável pelo tema, foi realizado simultaneamente nos auditórios dos campi de Itabira e de Itajubá, com transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube.
No campus de Itabira, participaram o Delegado Regional da Polícia Civil, Diogo Luna Moureira, e o Promotor de Justiça Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, e foi moderado pela estudante Lethicia Carneiro de Jesus. As autoridades destacaram a importância da atuação institucional no enfrentamento das diversas formas de violência, assédio e discriminação no ambiente universitário.

Auditório do campus Itajubá. Fonte: Secom/Unifei
No campus do Sul do Estado, o evento teve a moderação liderada pela vice-reitora, a professora Janaina Roberta dos Santos, e, em Itajubá, contou com a participação do Dr. Evandro Luiz Rodrigues, Procurador-Chefe da Unifei; da servidora Heloisa Helena dos Santos Amâncio, Chefe da Ouvidoria da Unifei; e da servidora Carolina Dias Dini, Chefe da Unidade Setorial Correcional da Unifei.
O plano apresentado contempla ações como capacitação, estrutura de acolhimento às vítimas, mecanismos de monitoramento e responsabilização. A proposta reforça o compromisso com o ambiente respeitoso, além de seguro. Em Itabira, em setembro de 2024, ocorreu denúncia de homofobia durante uma das festas em evento realizado no Bar Cultural do Diretório Acadêmico (DA).

Auditório do campus Itabira. Fonte: Secom/Unifei
A vice-reitora da instituição acadêmica, Janaina Santos, destacou que a Unifei tem papel central na promoção da cultura de respeito e integridade, e que o plano representa um marco fundamental para a consolidação dessa política institucional. O documento completo estará aberto para consulta pública, e todos podem enviar suas sugestões até sete de julho, com suas diretrizes e ações previstas.
Deixe um comentário