Exposição “Escultura Barroca Mineira Cubista” aberta ao público no Museu de Itabira

Foi aberta nesta sexta-feira (27) e segue até o dia 14 de julho, a mostra em madeiras de lei “Escultura Barroca Mineira Cubista”, do escultor belavistano Sidnei Barcelos Madeira, no Museu de Itabira. O artesão é personagem recorrente na cidade, e já teve oportunidade de expor suas obras na Fazenda do Pontal, com criações sacras e para homenagear o poeta maior Carlos Drummond de Andrade. Desta vez, ele traz criações do cubismo, movimento inovador que surgiu na França, com Pablo Picasso e Georges Braque, saindo do tradicional, para formas geométricas com múltiplas perspectivas fragmentadas e não lineares.

“Surgiu à necessidade de adotar estilo próprio. Sou escultor há 27 anos e sempre retratando obras sacras. Agora, adotei a criação com minha marca. Essa exposição traz muito do meu estilo, promovendo a identificação individual de cada pessoa que a visita. Próximo às peças está à pergunta: qual nome você me daria? Para a identificação individual, sem a necessariamente ter meu nome lá. Serão 17 dias de exposição em Itabira, cidade próxima de onde moro, Bela Vista de Minas. Convido o público, para conhecer as obras. Estou muito grato pelo essa oportunidade que recebi, da Gil Carvalho”, explica Sidnei Barcelos.

“Algumas são imagens sacras, outras não, tudo criado a partir do meu sentimento interior e de forma natural, sem esforço. Pessoas com deficiência visual terá vídeo com áudio, apresentando detalhes da exposição. Para interessados e ter uma obra em casa, algumas são comercializadas”, finaliza o autor da mostra, com curadoria de Gil Carvalho. A mostra pode ser visitada às quartas, quintas e sextas-feiras, entre 9h e 17h, aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, de 10h às 16h. O Museu de Itabira fica na praça do Centenário, 116, Centro. Contatos com Sidnei Barcelos pelo telefone: 31-99165-1452 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *