
Crédito: Nova 381
A BR-381 vai ganhar 100% de conectividade celular. A concessionária responsável confirmou a iniciativa que vai impactar a comunicação na rodovia federal. Haverá melhorias também nas comunidades vizinhas, algumas ainda distantes do acesso digital. A instalação das 26 torres de telecomunicação, denominadas internamente como “TREM” (em associação à expressão mineira), possui o objetivo principal em cobrir as áreas de sombra de sinal.
Na atualidade, aproximadamente 52% do trecho rodoviário, entre a capital e o Leste do Estado, possuem ampla conectividade. As Torres de Radiofrequência de Espectro Multiplexado (TREM) são um marco fundamental que visa ampliar a comunicação celular, além de fortalecer a segurança ao longo do trecho concedido. A implementação dessa infraestrutura permitirá que as operadoras de telefonia móvel ampliem a cobertura 4G.

Crédito: Nova 381
A infraestrutura digital tem como funcionalidade primária suportar a rede de dados sem fio, ferramenta de uso aberto e gratuito. O app permite acionamento dos recursos operacionais da concessionária. A integração futura de tecnologias de monitoramento viário através desta conectividade fortalece a área de operações, otimizando a capacidade do Centro de Operações, permitindo respostas ágeis e eficientes em emergências. Até comunicados sobre mudanças climáticas podem ser encaminhados via aplicativo.
Mais de 20 equipes atuam simultaneamente para tornar realidade esse marco tecnológico relevante. “Estamos falando de um avanço inovador que transforma a experiência de quem circula pela BR-381. Nossas equipes trabalham para implantar essa infraestrutura digital de forma eficaz e segura”, destaca o gerente de tecnologia da concessionária, Moisés Sathler dos Santos.
Deixe um comentário