Itabira: operadores da cultura debatem sobre a aplicação da Política Nacional Aldir Blanc

Foto: FCCDA

Será realizado nesta segunda-feira (23), às 19h, pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a segunda escuta pública com artistas, produtores e operadores de cultura, para momento de escuta e decisão coletiva acerca dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em Itabira. A iniciativa é em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPP). Na reunião será discutido e colocado para aprovação das diretrizes. O evento ocorre na sede da FCCDA.

Primeira escuta PNAB. Foto: Aguinaldo Ferry/FCCDA

O objetivo é garantir que os investimentos federais reflitam as necessidades reais dos diversos territórios, linguagens e coletivos culturais da cidade. Além do encontro presencial, a população também pode participar da construção do plano de aplicação dos recursos por meio de formulário digital (clique aqui). “A participação popular é fundamental para fortalecer a cultura local com mais diálogo, inclusão e representatividade,” afirma em nota, a FCCDA.

PNAB

Primeira escuta PNAB. Foto: Aguinaldo Ferry/FCCDA

Instituída por Lei Federal, a PNAB visa fomentar a cultura, apoiando os Estados e os municípios por um período de cinco anos, até 2028. A ferramenta destina verba para a execução de ações culturais, por meio de editais destinados a seleção de operadores da cultura, espaços, equipes e outras entidades. Os entes federativos devem aderir ao sistema para receber os repasses e, posteriormente, lançar editais para selecionar os projetos contemplados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *