Bombeiros combatem focos de incêndio em áreas de vegetação, em Itabira

Incêndio na vegetação. Crédito: 6° Pelotão 

Militares lotados no 6° Pelotão do Corpo de Bombeiros atuaram para combater chamas em vegetação, na sexta-feira (20). O fogo chamou a atenção dos moradores e era visto à distância na área operacional da Vale. Os brigadistas da empresa já atuavam no combate, e os militares deram apoio na operação. A plantação de eucalipto foi atingida, mas o receio maior foi do controle ser perdido e a progressão atingir parte da área residencial, o que não ocorreu.

Crédito: 6° Pelotão

“No local, o Corpo de Bombeiros verificou a existência de vegetação verde, aceiro e muro de alvenaria, dispositivos que separavam e protegiam as áreas residencial e incendiada. O fogo estava a aproximadamente 50 metros de distância. Devido ao período noturno, a equipe de brigadistas contratada pela empresa não foi autorizada pelos seus contratantes para atuar na parte externa, recolhendo a equipe,” explicou a fração, em nota oficial.

Crédito: 6° Pelotão

Os Bombeiros Militares cessaram o combate devido ao terreno acidentado e queda de árvores. Os agentes retornaram à viatura, onde encontraram dois Bombeiros Civis enviados pela Vale. O comandante da operação orientou os mesmos a realizarem o monitoramento de área, para novo acionamento da Corporação, em caso de necessidade, e com retomada da progressão do incêndio, para região das casas próximas. O foco foi preservar a vida com a aproximação do fogo com residências.

Crédito: 6° Pelotão

Os militares saíram do local para atendimento de outro chamado de incêndio em vegetação, em local perto da avenida Ipiranga, no bairro Amazonas. Ao chegar neste local, surgiu outro pedido, na BR-381, em Bela Vista de Minas. Um caminhão tanque havia sido acometido pelo fogo. A equipe decidiu por iniciar deslocamento, após avaliação dos riscos à vegetação. A área estava cercada por muros e aceiros, sem possibilidade de progressão para as edificações.

Fogo no veículo. Crédito: 6° Pelotão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *