
Foto ilustrativa. Imagem: Freepik
Vez ou outra aparecem supostos casos de avistamento de onça-pintada em Itabira. De nome científico pantera onça, esses animais chamam a atenção pelo porte, força, agilidade, capacidade de nadar, subir em árvores e pela beleza. Vídeos que circulam pelas redes sociais afirmam avistamentos na área rural da cidade. O biólogo Samuel Iginio explica por que esses vídeos não são verdadeiros.
“Não temos registros de onça-pintada em Itabira e podemos afirmar com base em relatos da população e registros documentais. Alguns vídeos de animais mortos que afirmam serem filhotes de onça, geralmente, são de espécies diferentes, como: gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá ou jaguatirica. Todos esses possuem, para o leigo, a pelagem muito parecida com a onça-pintada,” afirma o biólogo.
Por serem de porte menor, passam facilmente por filhotes. Samuel ainda explica que, alguns documentos podem ser consultados para ver a presença ou não desse grande felino na nossa região. “No município temos diversas áreas protegidas conhecidas como Unidades de Conservação, algumas delas possuem o documento chamado Plano de Manejo. Entre outras coisas, nele consta a lista de animais que podemos encontrar,” explica.
“Não há nenhum registro de onça-pintada. Outra forma de consultar esses dados é através dos documentos ambientais elaborados por empreendimentos e disponibilizados para consulta pública. Neles, também possuem a lista de animais da região. Exemplo disso, são os Estudos de Impactos Ambientais (EIAs), basta procurar no Google por ‘EIA Itabira’ e seguir para a página que mostra a fauna da região,” argumenta Samuel Iginio
Samuel Iginio destaca que, devemos tomar cuidado com fakes. “Além dos documentos citados, existem diversas outras formas de monitoramento. Oficialmente, não há nenhum registro desse animal na região. Todo relato verbal deve ser analisado com muita cautela, passando por filtros e crivo científico. Vídeos, fotos de pegadas ou supostos ataques a animais também devem ser analisados por especialistas da área,” afirma.
Ele responde se em Itabira, há nenhum tipo de onça? “O que temos e isso está amplamente registrado e documentado é a onça-parda ou puma concolor. Esse é um animal tranquilo e não possui hábito de matar humanos ou animais domésticos, como gado. Entretanto, estamos falando de predador topo de cadeia. Em situações muito específicas, pode quebrar esse padrão comportamental,” finaliza o profissional de biologia.
Deixe um comentário