
Exposição itinerante “Oriará” realizada em Itabira, com investimentos da Vale
Começam nesta quinta-feira (8) as inscrições para na Chamada Instituto Cultural Vale 2025. A sexta edição do edital, lançado pelo Instituto Cultural Vale, maior investidor privado em cultura do país, vai disponibilizar R$ 30 milhões para projetos culturais de todo o Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Poderão se inscrever pessoas jurídicas sediadas no território brasileiro, com comprovada atuação na área cultural. Mais informações, regulamento e inscrições estão disponíveis no site do Instituto (clique aqui e confira).
“Com nossa atuação, buscamos democratizar o acesso à arte, incentivar o fortalecimento da economia criativa e apoiar a diversidade de manifestações artísticas do país, entendendo a cultura como ferramenta para transformação social e reforçando o papel da Vale como maior fomentador de cultura do país”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. Realizados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os projetos selecionados na Chamada de 2025 serão em 2026. O edital contempla cinco categorias.
- Festividades: Festivais e eventos artísticos das seguintes manifestações: cultura popular, literatura, circo, teatro e cinema.
- Circulação: Projetos culturais itinerantes realizados em pelo menos três cidades. Enquadram-se projetos culturais das expressões: literatura, circo, teatro, cinema, cultura popular, fotografia, artes plásticas e urbanas; e de capacitação e treinamento para o setor cultural.
- Música: Festivais e/ou apresentações de música; itinerâncias de música erudita, instrumental e canto coral; com viés de formação musical.
- Dança: Festivais e/ou apresentações de dança; itinerâncias de dança clássica, contemporânea, regional, folclórica e tradicional; com viés de formação em dança.
- Patrimônio Imaterial: Projetos visando promover, difundir e valorizar as manifestações culturais imateriais, bem como promover educação patrimonial.
A seleção será feita com a participação de especialistas externos e de comissões internas. A Chamada faz parte do conjunto de editais lançados para o fomento à cultura, em áreas como música, dança, patrimônio imaterial, festividades e projetos de circulação e, em 2024, contemplou 70 projetos em 23 unidades federativas. Desde a sua criação, 289 projetos de todos os Estados foram selecionados por meio de cinco “chamadas culturais” públicas e receberam investimentos de R$ 135 milhões da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao longo do ano, os quatro museus e centros culturais que integram o Instituto: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA), Centro Cultural Vale Maranhão (MA), Memorial Minas Gerais Vale (BH) e Museu Vale (ES) também realizam editais regionais, com foco no fortalecimento do desenvolvimento local e fomento à arte e cultura dos territórios. O Instituto Cultural Vale é parceiro do Ministério da Cultura e da Central Única das Favelas (Cufa) no programa “Rouanet”, de incentivo a projetos culturais em comunidades.
Deixe um comentário