A Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (Aifa) está com inscrições abertas para a mais recente oficina gratuita: pontilhismo. A técnica se consiste em criar imagens, a partir de pequenos pontos de cor justapostos, sem mesclar cores. Essa aplicação produz fusão ótica ao observador. A modalidade surgiu em Paris nos anos 1880, iniciada por Georges Seurat e Paul Victor Jules Signac, na Escola Superior de Belas Artes, da capital francesa.
Desde cedo, os criadores descobriram essa forma de pintura, exigindo habilidades inovadoras e artísticas, se baseando na união dos pontinhos para formar desenhos, definir sombras, cores, profundidade e luzes. São inúmeros pontos coloridos e que, à distância, provocam misturas óticas. Além de pintar e desenhar, essa técnica é a mesma usada nas aplicações de tatuagens, com apoio de instrumento pontiagudo, bem popular na década de 1990.
O curso ofertado pela AIFA, sob a responsabilidade da oficineira Elaine de Oliveira, terá a aplicação do pontilhismo em tecidos e/ou telas. As inscrições seguem até dia 15 de janeiro, no ateliê da instituição: sala 37, segundo piso, do Mercado Municipal Caio Martins da Costa “Cobal”, localizado na avenida João Pinheiro, 570, Centro. O cadastro ocorre em dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre 14h e 17h. As aulas começam no último dia de inscrições.
Deixe um comentário