Itabira planeja receber etapa do Mineiro de Parapente. Entrave é acessibilidade na Serra dos Doze

Poeira no tempo seco. Fonte: AIPA

A Serra dos Doze onde está instalada a Rampa de Voo Livre de Itabira, é mirante com aproximadamente, 800m de altitude, que proporciona visão para a reserva “Mata do Bispo”, assim como, para o Parque Natural Municipal Ribeirão São José. O local é considerado um dos melhores para o esporte de aventura, equiparando a pistas de decolagem tradicionais em Minas Gerais como a Serra da Moeda, e o Pico do Ibituruna (Governador Valadares). A Associação Itabirana de Parapente (AIPA) quer que Itabira receba uma etapa do Campeonato Mineiro, em 2026, para tal, um evento teste será realizado este ano, entre agosto e outubro, período em que as condições climáticas são ideais para prática da modalidade esportiva. Mas, será necessário investir em mobilidade.

Barro no período chuvoso. Fonte: AIPA

Um trecho de aproximadamente 1500m precisa de calçamento e pavimentação, para permitir que veículos de porte acessem o local, como caminhões usados no transporte de sanitários químicos, por exemplo. Com as chuvas de dezembro e janeiro, o trecho tem sofrido ainda mais, com a lama. Cascalhamento ocorre periodicamente, mas a solução definitiva, atrairá um quantitativo maior de competidores, e consequentemente, adeptos do esporte. “Em 2025 vamos fazer novamente o Festival, mas em formato de teste o ‘Open Serra dos Doze’, para testar a estrutura, para que, em 2026, trazer uma etapa do Campeonato Mineiro”, disse o presidente da AIPA, José “Gerônimo” Coimbra Júnior, também diretor técnico de parapente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).

Fonte: AIPA

“Eu tenho dois amigos, suíço e alemão, que participam sempre dos Campeonatos Brasileiros e também Internacionais, que como eu disputou etapas do Mundial, e até da Copa do Mundo de Parapente. Todas as vezes que eles vêm ao país, passam por Itabira, e ficam aqui por uma semana, para treinamentos na Serra dos Doze. Por isso é necessário melhorar o acesso. Itabira precisa de pouco para que consigamos melhorar o trânsito desde o portão de entrada, até o topo da rampa. A nossa missão é promover o esporte em Itabira, e o parapente que já foi convidado, e em vias de se tornar um esporte olímpico. Isso nos faz projetar, que Itabira poderá ter competidores olímpicos, se houver investimento na melhoria da infraestrutura de acesso a pista de voo”, acrescenta Gerônimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *