Os indígenas da Tribo Maxakali estão de passagem pelo município de Itabira pela terceira vez. Como confirmado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), é da cultura Maxakali a migração por diferentes localidades. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) permanece em contato com a Funai monitorando a situação de perto. A Prefeitura de Itabira emitiu nota sobre o caso.
Em abordagem social realizada na quarta-feira (18), ficou esclarecido que a vinda da tribo à Itabira foi com o objetivo de arrecadar novas doações, como das outras vezes, e que eles irão para outro município após o Natal, também por conta própria. Na oportunidade, novamente, a equipe da SMAS explicou sobre os serviços socioassistenciais existentes na cidade.
“É recomendado aos itabiranos compreensão neste contato, já que os povos tradicionais possuem uma cultura diferenciada da cultura predominante local, mantendo um modo de vida intimamente ligado ao meio ambiente natural em que vivem, englobando, entre outros, o modo de se vestir, alimentar, de se comunicar”, cita a nota publicada nas redes sociais.
Deixe um comentário