O programa “Qualifica Itabira” é ferramenta de preparação profissional, fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Através dele, jovens recebem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou se tornar empreendedor. São várias oportunidades, com recursos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). Uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional ou qualificação. Todos os cursos serão no horário noturno, para facilitar a oportunidade de quem trabalha ou estuda, durante o dia.
São 20 vagas com carga horária de 40h para aperfeiçoamento profissional em Excel; 210 horas-aula para 15 vagas da usinagem com comando numérico computadorizado; 40 horas-aula em 20 vagas para instrumentação industrial; outras 190 horas-aula para 25 vagas para montagem de sistemas fotovoltaicos; 40 horas-aulas nas 20 vagas para soldagem do processo Tig; 60 horas-aulas para o curso com 20 vagas em desenho assistido por computador Cad 2D; 20 vagas com carga horária de 60 horas-aula em desenho assistido por computador Cad 3D, e 20 vagas com carga horária de 60 horas-aula em fluência digital.
“O programa tem por objetivo qualificar pessoas para ocupar as vagas de emprego que estão em aberto, em diversas empresas ou mesmo, possibilitar que a pessoa empreenda. Então ele vem até o Senai, faz um curso, recebe o certificado que garante ao aluno ter adquirido as competências necessárias, para aquela profissão. Assim, ele estará pronto para assumir a vaga numa empresa, ou até mesmo abrir um negócio. Para fazer alguns cursos, é preciso já ter conhecimento básico, por exemplo, em usinagem convencional, assim como a qualificação profissional básica para montagem de sistemas fotovoltaicos”, afirma Ricardo Azalin, gerente da unidade de Itabira do Senai.
“Os requisitos para acessar cada um desses cursos são: residir em Itabira e verificar no edital as demais exigências para cada curso pretendido, porque cada nível de aprendizagem requer um conhecimento diferente, ou idade mínima. É importante verificar todos os detalhes no edital, acessando por meio do Instagram do Senai, através da bio, com o link das inscrições. Tem em um deles, formulário do Google, e tem também todas as informações sobre os cursos, como a carga horária, o horário em que ele acontece, os dias em que o curso será realizado, qual a duração de cada um deles. Tem tudo isso no edital, que está na bio do Instagram do Senai Itabira,” finaliza Ricardo Azalin.
Pingback: “Qualifica Itabira” entra em sua terceira etapa – Euclides Éder