Atletas do projeto “Cheer Stars” receberam uniformes de competição no Centro Olímpico de Itabira (COI), quinta-feira (12), disseminando o cheerleading, esporte conhecido como líderes ou animadores de torcida, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional e que pode ser modalidade olímpica nos Jogos de Los Angeles (EUA). Em 2025 o time de Itabira vai participar do Campeonato Brasileiro.
A iniciativa inédita de implementar um projeto como o Cheer Stars, coloca Itabira na vanguarda, até mesmo internacional. O projeto social, educacional e esportivo começou no município em março deste ano e atualmente conta com 87 atletas inscritos. A coordenação é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), em parceria com a Confederação Brasileira de Cheerleading Desportivo.
“Itabira tem um projeto pioneiro, em parceria com a CBCD. Abraçamos esse projeto por acreditar que o esporte e o lazer têm que ser acessível a todos e todas em várias modalidades. Quanto mais modalidades a gente puder ofertar para nossas crianças, jovens e adolescentes, mas pessoas terão participação neste esporte no município”, pontua Luiza Cupertino, gestora da SMEL.
Atleta do projeto, Rafaela Barcelos, de 13 anos, conta que iniciou os treinos do cheerleading em março, logo que começaram as aulas em Itabira. “Eu acho isso muito inovador. Achava que isso era apenas nos Estados Unidos, só em filme, e hoje eu vejo que pode ser real para muitas pessoas aqui em Itabira. Eu quero treinar muito para me destacar no esporte”, disse a jovem competidora.
O evento contou com a participação da presidente da Confederação Brasileira de Cheerleading (CBCD) e coordenadora do projeto, Lara Magalhães. O técnico da equipe de Cheerleading da Faculdade Trinity Valley, no Texas (EUA) e ex-atleta campeão mundial da Seleção Americana de Cheerleading, Vontae Johnson, também prestigiou a entrega dos uniformes aos atletas da nova modalidade.
“Agradecemos muito por essa oportunidade de realizar um projeto tão lindo quanto esse que está acontecendo aqui na cidade. Isso me deixa muito orgulhosa de todo o trabalho da confederação, porque ninguém constrói nada sozinho. Nós temos aqui vários atletas que nasceram para brilhar”, disse Lara Magalhães, presidente da CBCD. Informações adicionais pelo telefone: 31-3839-2202 (SMEL).
No Campeonato Brasileiro acontece no Rio de Janeiro (RJ), dia 21 de dezembro, Itabira vai enviar 30 competidores. A primeira competição requer treino e disciplina. Na cerimônia a equipe fez apresentações que combinam elementos de dança, ginástica, acrobacias e mostraram desenvoltura e habilidade. Em dezembro, os atletas terão férias, mas retornam com os treinos em fevereiro.
Deixe um comentário