Celebrações marcam aniversário de 111 anos da Unifei, 16 deles no campus Itabira

Gestores da Unifei com os homenageados. Crédito: Ascom/Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) comemorou seu 111º aniversário, 16 deles no campus Itabira, com uma série de eventos solenes realizados nos dias 22 e 23 de novembro. As celebrações destacaram o legado da instituição, homenagearam personalidades e servidores que contribuíram para seu desenvolvimento e reforçaram os laços com sua rica história. A programação começou no Complexo histórico e cultural em Itajubá no Sul do Estado. A cerimônia foi presidida pelo reitor Edson da Costa Bortoni, e contou com a presença de autoridades, docentes, técnicos administrativos, estudantes e convidados. Personalidades que se destacaram por suas contribuições à universidade e à sociedade receberam títulos honoríficos.

Aposentados homenageados. Crédito: Ascom/Unifei

Cada homenageado foi reconhecido por seu papel relevante na construção do legado da Unifei como polo de excelência em educação e tecnologia. Doutor Honoris Causa: Engenheiro Eduardo Beltrame; Professor Honoris Causa: Professor Valder Steffen Junior; Professor Emérito: Professor Genésio José Menon; Mérito Universitário: Dagmar Luz de Andrade; Daniel Ribeiro dos Santos Silva; Paulo Cesar Germiniani da Silva; e Gleicimares Maria Marques. Também foram lembrados servidores aposentados entre novembro de 2023 e outubro de 2024, em cerimônia marcada pelo reconhecimento. Os homenageados incluíram servidores de diversas áreas: Darci de Melo Rodrigues, Eider Batista Pereira e Genésio José Menon.

Crédito: Ascom/Unifei

No dia 23, ocorreu homenagem ao fundador, além de reconhecimentos especiais ao Doutor Theodomiro Carneiro Santiago, incluindo a deposição de flores em seu mausoléu. Ocorreram entregas de honrarias da Medalha do Mérito Theodomiro Santiago, concedida ao reitor Edson da Costa Bortoni e ao professor José Arnaldo Barra Montevechi. E lançamento da Medalha do Mérito Fredmarck Gonçalves Leão, entregue ao engenheiro João Carlos Gomes Pereira, que participou por vídeo. A cerimônia também celebrou o papel feminino na história acadêmica, com a entrega do Diploma Maria Luisa Soares. As homenageadas deste ano foram as engenheiras Helena Mokarzel, terceira mulher formada na Unifei, e Angélica Naús.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *