Três trabalhos realizados por alunos e professoras do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foram premiados como os melhores da Conferência Pan-Americana de Meteorologia (Cpam). O evento, de repercussão internacional, ocorreu de 19 a 23 de agosto de 2024, em São Paulo (SP) contando com a participação de mais de 600 apresentações científicas, consolidando-se como um dos maiores do setor.
A lista dos vencedores foi divulgada somente em novembro. Os trabalhos premiados envolvem alunos de graduação em Ciências Atmosféricas (CAT) e de pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH), destacando a excelência das pesquisas desenvolvidas nesses programas acadêmicos e reforçando a qualidade do ensino e da produção científica no IRN. Os prêmios reconhecem o empenho e a excelência acadêmica.
Trabalhos premiados:
Eixo Temático: Agrometeorologia – O futuro da Agricultura frente às mudanças climáticas
Título: “Simulação dos impactos do aquecimento global no desenvolvimento da batata em Perdizes (MG)”
Autores: Natanael Silva Oliveira, Pedro Henrique Gomes Machado, Júlia Teixeira Santos, Jhonathan Borges de Toledo (alunos de graduação), Mábele de Cássia Ferreira, Flávia Fernanda de Azevedo Fagundes (doutorandas), Fabrina Bolzan Martins (professora).
Eixo Temático: Regionalização Climática – Técnicas e Aplicações no Clima Presente e Cenários Climáticos Futuros
Título: “Avaliação da densidade de potência eólica sobre a América do Sul estimada nos climas presente e futuro”
Autores: Glauber Willian de Souza Ferreira (doutorando), Michelle Simões Reboita, Vanessa Silveira Barreto Carvalho (professoras), João Gabriel Martins Ribeiro, Maria Elizabeth Vilella Santiago, Pedro Lucas Lopes Silva, Thales Chile Baldoni, Christie André de Souza (alunos de graduação).
Eixo Temático: Projeções Climáticas nas Américas
Título: “Intervenção climática: resposta dos ciclones extratropicais no hemisfério sul à injeção de aerossóis estratosféricos”
Autores: João Gabriel Martins Ribeiro (doutorando), Michelle Simões Reboita (professora), Natália Machado Crespo, Rosmeri Porfírio da Rocha, Windmanagda Sawadogo.
Deixe um comentário