O setor de inovação do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu palestra sobre o tema: “Práticas Integrativas – Gestão de Cuidados em Saúde para o Tratamento de Doenças Crônicas”, como o lema: promovendo um cuidado mais humanizado e eficiente. O evento aconteceu no auditório da instituição nesta quinta-feira (7) com gerentes, diretores, e profissionais do setor. Para discutir a abordagem foram convidadas a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Vanessa de Almeida, e a aluna de Farmácia, Isabella Albuquerque, integrantes do HUB Versão Holística.
Vanessa explicou o projeto, que será implementado no HNSD, oferece soluções que reduzem os custos com saúde em até 30% e melhoram os resultados de pacientes, especialmente no caso do câncer de mama, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar. De acordo com a professora, existe uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que incluem 29 cuidados integrativos, dentre eles: acupuntura, aromoterapia, meditação e fitoterapia. Segundo ela, essas práticas são comprovadas cientificamente e têm o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essas terapias podem ser utilizadas em qualquer etapa da enfermidade. “Além de poder ser utilizada dessa forma, ainda pode ser aplicada para casos em que o tratamento seja de quimioterapia ou de radioterapia, de acordo com os estágios da doença. Para cada estágio um tipo de cuidado integrativo diferente é indicado”, explica a especialista. “Eu fui diagnosticada com câncer no cérebro, perdi os movimentos, dentre outros problemas e fiz a terapia de cuidados integrativos e me ajudou no processo de cura”, acrescentou Isabella Albuquerque. Esse tratamento deve ser acompanhado por farmacêutico clínico e equipe multidisciplinar.
Deixe um comentário