Novo projeto para tratamento de pacientes com câncer de mama no HNSD

Vanessa de Almeida. Crédito: Ascom/HNSD

O setor de inovação do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu palestra sobre o tema: “Práticas Integrativas – Gestão de Cuidados em Saúde para o Tratamento de Doenças Crônicas”, como o lema: promovendo um cuidado mais humanizado e eficiente. O evento aconteceu no auditório da instituição nesta quinta-feira (7) com gerentes, diretores, e profissionais do setor. Para discutir a abordagem foram convidadas a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Vanessa de Almeida, e a aluna de Farmácia, Isabella Albuquerque, integrantes do HUB Versão Holística.

Isabella Albuquerque. Crédito: Ascom/HNSD

Vanessa explicou o projeto, que será implementado no HNSD, oferece soluções que reduzem os custos com saúde em até 30% e melhoram os resultados de pacientes, especialmente no caso do câncer de mama, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar. De acordo com a professora, existe uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que incluem 29 cuidados integrativos, dentre eles: acupuntura, aromoterapia, meditação e fitoterapia. Segundo ela, essas práticas são comprovadas cientificamente e têm o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Arquivo. Crédito: Ascom/HNSD

Essas terapias podem ser utilizadas em qualquer etapa da enfermidade. “Além de poder ser utilizada dessa forma, ainda pode ser aplicada para casos em que o tratamento seja de quimioterapia ou de radioterapia, de acordo com os estágios da doença. Para cada estágio um tipo de cuidado integrativo diferente é indicado”, explica a especialista. “Eu fui diagnosticada com câncer no cérebro, perdi os movimentos, dentre outros problemas e fiz a terapia de cuidados integrativos e me ajudou no processo de cura”, acrescentou Isabella Albuquerque. Esse tratamento deve ser acompanhado por farmacêutico clínico e equipe multidisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *