Em setembro de 2024, a proposta para o Doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG-DTECS) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa se caracteriza por fomentar um campo singular de pesquisa na instituição, com uma abordagem interdisciplinar, visando promover a qualificação de profissionais com competências interdisciplinares para lidar com problemas complexos em benefício da sociedade, contribuindo para o avanço das fronteiras da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A coordenadora do programa, a professora Dra. Josiane Palma Lima, enumerou fatores importantes para a criação do doutorado, incluindo: um corpo docente sólido e interdisciplinar; o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão multidisciplinares alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e políticas de autoavaliação e planejamento estratégico bem definido. Outros fatores incluem um regimento do curso com critérios de orientação e coorientação, estrutura curricular articulada, bibliografia atualizada, infraestrutura adequada de ensino e pesquisa, e pesquisadores com maturidade científica.
Os principais interessados no curso de doutorado do PPG-DTECS são profissionais com mestrado em várias áreas do conhecimento, especialmente nas Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades e Engenharias. Esses profissionais buscam competências interdisciplinares sociotécnicas para compreender, atuar e modificar o ambiente sociocultural no qual atuam, tanto no magistério superior quanto em organizações públicas e privadas. O programa aguarda a autorização de funcionamento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) para convocar uma assembleia e definir a comissão do processo seletivo. A primeira turma tem previsão para começar em 2025.
Deixe um comentário