4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira, começa nesta quarta-feira (30)

Tamara Klink. Crédito: autoretrato

A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira “Flitabira” começa nesta quarta-feira (30), e segue até três de novembro, com debates e palestras, todos os eventos serão gratuitos na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Cerca de 80 autores, locais, nacionais, internacionais estarão conversar e interagindo com o público, em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade” O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Orquestra Literária. Crédito: Divulgação/Flitabira

Dentre os autores que participam da programação de abertura neste dia 30 de outubro estão, o português Valter Hugo Mãe considerado por José Saramago  “um verdadeiro tsunami literário”, pelo seu romance vencedor  do Prêmio José Saramago, “O remorso de baltazar serapião”. No Festival Literário Internacional de Itabira, em consonância com seu tema, o escritor vai falar sobre a carreira e também seu mais recente livro: “Deus na Escuridão”, um romance delicado e profundo sobre o amor fraterno e a necessidade do cuidar de alguém.

Valter Hugo Mae. Crédito: Lucilia Monteiro

A programação prevê para a noite de lançamento, a cerimônia de abertura oficial do Flitabira, com a presença dos curadores: Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias. Durante os cinco dias do evento, toda a comunidade e o público são convidados a dar as boas-vindas durante a atividade que promoverá imersão literária, na Terra de Carlos Drummond de Andrade, patrono do evento. A navegadora Tamara Klink, o autor best seller Itamar Vieira Junior, conversam com o público e autografam suas obras.

Itamar Vieira Junior. Crédito: Fernando Rabelo

No encerramento, a Orquestra Literária, conduzida pelo escritor  Paulo Scott, um dos autores indicados ao prêmio Jabuti de 2024, se apresenta com os músicos  Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier, misturando versos de autores contemporâneos, trechos de prosa e até ensaios, formando uma combinação de linguagens a partir do olhar poético de Paulo Scott, com música ao vivo e bases eletrônicas. A mistura de textos diversos, de cada trecho sampleado, contribui para que, no conjunto, obtenha-se uma dicção e sonoridade inesperada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *