O Dia de Doar no ano de 2024 será no dia três de dezembro, e Itabira vai celebrar a data. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e faz parte do movimento por uma cultura de doação. Na Terra de Drummond a iniciativa terá apoio de várias instituições, entre elas, o Instituto Jovens Abençoados, e a articulação da economia criativa. Na cidade, o evento foi denominado como “Doe Itabira”.
Trata-se de uma campanha mundial que tem como objetivo incentivar a solidariedade, e a generosidade, indepedentemente da proximidade. O movimento promove a cultura de doação e a conexão entre pessoas, com o objetivo de criar um país mais empático e doador. Para tal, serão usadas ferramentas de comunicação e cases de sucesso visando demonstrar ser possível doar, ou estimular o ato, da contribuição em causas sociais para o bem comum.
“Um grande movimento para promover a doação, movimento de generosidade e mobilização, promovendo um país mais solidário, justo, igualitário, incentivando o próximo a fazer uma doação com amor. Gostaria de convidar para a inauguração do ‘Doe Itabira’. Toda a comunidade itabirana está convocada a participar conosco”, disse Maria Alice Costa, assistente social do Instituto Jovens Abençoados, em entrevista para à rádio Itabira, nesta quinta-feira (24).
“Alavancando essa questão social, e temos batido muito nesta tecla. Saiu uma pesquisa da rede Gerando Falcões, que faço parte, que os brasileiros preferem dar esmola que, contribuir com o terceiro setor. A filantropia é feita muito em tempos de pandemia e situações extremas como ocorreu no Rio Grande do Sul, e isso nós temos que mudar. Devemos ajudar durante o ano todo”, acrescenta o idealizador do Instituto Jovens Abençoados, Alexandre Lennon.
“São pessoas que se importam com os outros e praticam a empatia, podendo ajudar o próximo da forma que puder. Na rádio Itabira, por exemplo, pode ser construir um ambiente de doação, e qualquer pessoa ou associação pode fazer também”, conclui Fred Quintão, articulador da economia criativa em Itabira, representante local do Dia Mundial da Criatividade, e percussor do evento Mimo Festival na Terra de Drummond.
Deixe um comentário