A 23ª Semana Drummondiana, em 2024 traz a oportunidade de reflexão sobre a complexidade do amor, destaque na obra “Histórias de Dois Amores”, do escritor e poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, com ilustração do cartunista Ziraldo. Esse ano o tema apresentado é “A Dualidade do Amor!”. Clique aqui e saiba mais do evento.
Programação completa
24/10 – (quinta-feira)
Contação de história “Boi Bordado de Fios de Luar” com Núcleo de criação Luar Azul (Nucla) às 14h na Escola Estadual Major Lage.
Abertura oficial da 23ª Semana Drummondiana.
Horário: 19h30 no teatro da FCCDA.
Espetáculo teatral “Não se Mate” com Leonardo Miggiorin as 20h na FCCDA.
Em Não Se Mate, Leonårdo Miggiorin nos leva a refletir sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Drummond pode proporcionar. Sob a direção de Giovani Tozi, essa comédia aborda temas profundos com uma abordagem única e com pitadas de ficção científica.
25/10 (sexta-feira)
Declamações de Poesia.
Caminhos Drummondianos: os personagens que inspiraram os versos de Carlos Drummond de Andrade no Colégio CESE, às 9h na Fazenda do Pontal.
Palestra A dualidade do amor em “História de dois amores” Ministrante: Osvaldo Arthur Horário ás 9h no Hall da FCCDA.
Promover a leitura do livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade, analisando os elementos artísticos e históricos que destacam sua qualidade no gênero infantojuvenil e sua recepção ao longo dos anos.
Poesia: “Cachaça, torresmo e poesia”, às 20h na praça Nelson Lima Guimaráes no bairro Pará.
A poesia sendo degustada com cachaça e torresmo fazendo o público envolver com o mundo poético. desenvolvendo amizades e laços poéticos na terra de Drummond.
Música: Rivotrio Sem Receita, às 21h na praça do Pará.
A apresentação promete uma jornada musical envolvente, repleta de composições autorais inspiradas nas paisagens, nas histórias e no espírito de Itabira, bem como na poesia atemporal de Drummond
Música: Maíra Baldaia “Tambor, Imagem & Poesia”, às 22h na praça do Pará.
Maíra Baldaia apresenta seu repertório afro-pop-mineiro entrelaçado com poemas de autores itabiranos, fotografias de Simão Kursseldorff e tambores que viajam nas raízes e tradições das Minas Gerais.
26/20 (sábado)
Apresentação circense “Uma pedra no caminho” com Diego Fernando Josa, ás 17h na praça do Pará.
Peça de circo teatro que ilustra nos Malabares, as inspirações de Drummond no poema “No Meio do Caminho”.
Música: Banda Katumbi, às 20h na praça do Pará.
Apresentação de Poemas de Drummond Musicados e Clássicos do Rock.
Música: “Tributo a Cássia Eller” com Nathalia Côrte, às 22h na praça do Pará.
Nathalia Côrte, 25 anos, cantora, instrumentista autodidata e compositora, iniciou sua trajetória musical aos 12 anos. Aos 20, já se apresentava em bares tocando e cantando clássicos da MPB e Pop Rock.
27/10 (domingo)
Teatro: “O menino Bach Visita o Brasil” com Giramundo, às 15h na praça do Pará.
O Menino Bach embarca numa viagem mágica e musical que o levará até o Brasil, onde vai conhecer personalidades incríveis, num encontro que mostra o poder encantador da música através dos séculos.
Música: Gleidston Alis Mendes, às 16h na praça do Pará.
Apresentação cênico-poético-musical, com poemas de Drummond musicados, encenações e leituras dramáticas.
Música: “Drummond e o Bem estar Animal” com Rubem Pereira, às 18h na praça do Pará.
Serão apresentados crônicas, poemas e livros relacionados à temática animal, bem como a participação de Drummond na criação do jornal “A Voz dos que não Falam” em parceria com Lya Cavalcanti.
Música: “Roda de Samba da Aninha” com Ana Luiza, às 20h na praça do Pará.
Refletir através do Samba sobre a condição humana e a complexidade da vida, ao relacionar as contradições da existência e as nuances das relações humanas questionadas por Drummond junto a profundidade emocional do Samba.
28/10 (segunda-feira)
Contação de história: “Boi bordado de Fios de Luar” com Nucla às 14h na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim.
Formação: Capacitação de Guias utilizando o APP Caminhos Drummondianos, com a ministrante: Gabriela Santos, às 15h no Hall da FCCDA.
Fornecer ferramentas e conhecimentos para conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade de forma interativa e enriquecedora a partir do aplicativo.
29/10 (terça-feira)
Intervenção Cênica: Prosa de Comadres com Drummond com Nucla às 11h30 na avenida João Pinheiro.
Levar poesia ao ambiente urbano com três comadres e um leiteiro que discutem o cotidiano com humor, celebrando a cultura de Drummond.
Contação de história: “Boi Bordado de Fios de Luar” com Nucla às14h na Escola Municipal Pedreira do Instituto
A história da menina Clara dos Anjos que, para se livrar dos pesadelos que vem tendo, faz uma promessa para São João de bordar um manto para o Bumba meu boi.
30/10 (quarta-feira)
Mesa de conversa: Café Drummondiano: A amizade de Drummond e Ziraldo com as ministrantes: Solange Alvarenga, Delci Cristina e Otávia Senhorinha, às 9h no Memorial CDA.
Promover a discussão sobre a relação de amizade entre Drummond e Ziraldo. Amizade que deixou um legado atemporal.
Palestra: Uma perspectiva histórico-literária-artística no diálogo entre Drummond e Ziraldo, com o ministrante: Sandra Duarte, Joaquim Olegário e Maxsandro Ferreira, às 10h na Casa do Brás.
Os professores propõem uma investigação a partir das relações intertextuais entre as obras de Drummond e Ziraldo, destacando como essas influências se manifestam em suas produções.
Intervenção Poética: “Balaio de Gnomo” com Leonardo Ortiz, às 13h no Lar de Ozanam, às 15h na avenida João Pinheiro.
Madame Chandon, uma simpática gnoma cigana, perambula com seu balaio em busca de abraços e afeto. Em troca, oferece conselhos amorosos, leitura de mãos e previsões, com irreverência e diversão.
31/10 (quinta-feira)
Intervenção: Fala Fala Drummond, entre 9h e 18h no Deck da FCCDA.
Ao atender os telefones, os visitantes podem escutar versos, crônicas e poesias de CDA,em sua própria voz.
Intervenção: Declamação Drummonzinhos – Alguma poesia: O amor em versos, ao 12h nos pontos de ônibus da cidade. Os integrantes do programa Drummonzinhos declamarão alguns poemas do livro “Alguma Poesia”.
Exposição: Menino Antigo, Poeta Moderno, às 19h na Casa de Drummond.
Realização: Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale, Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Estúdio 43.
Um reencontro com a literatura e a história que nos moldam. Uma experiência, que promete enriquecer sua compreensão sobre a poesia e a identidade brasileira, descobrindo Itabira e deixando-se encantar pela obra do maior poeta brasileiro.
Deixe um comentário