Semana Drummondiana deste ano carrega o tema: “A Dualidade do Amor”

Arte: FCCDA

A 23ª Semana Drummondiana, em 2024, apresenta o tema “A Dualidade do Amor”. O evento traz a oportunidade de reflexão sobre a complexidade do amor, destaque na obra “Histórias de Dois Amores”, do escritor e poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, com ilustração do cartunista Ziraldo. A escolha do tema para celebrar esta edição convida os participantes a revisitarem as próprias experiências e compreender dualidades. Parcerias com escolas e universidades estimulam o debate sobre a literatura na educação, e para a formação crítica dos jovens.

Assim, a Semana Drummondiana se torna um instrumento de difusão cultural e um convite à apreciação da arte literária. A realização do evento pode ser importante no fortalecimento da identidade cultural itabirana. “O evento não apenas homenageia Drummond, mas também promove atividades que envolvem a comunidade, como palestras, recitais e exposições, contribuindo para a formação de novos leitores e a valorização da literatura nacional”, afirma o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara.

Durante a semana, o público poderá participar de palestras, oficinas, intervenções culturais, teatro e muita música. Na abertura, o destaque é a peça teatral “Não se Mate”, com o ator global Leonardo Miggiorin, que será apresentada no teatro da FFCDA, na quinta-feira (24), às 20h. O ator Leonardo Miggionrin interpretou papéis de destaque em novelas como Senhora do Destino e Mulheres Apaixonadas, além da minissérie Presença de Anita. A comédia “Não Se Mate”, apresenta temas profundos com abordagem única e pitadas de ficção científica.

O personagem de Leonardo Miggionrin nos leva a refletir sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Carlos Drummond de Andrade poderá proporcionar. A direção é de Giovani Tozi e os ingressos podem ser retirados no Sympla (clique aqui), link disponível também no instagram da FCCDA. A programação destaca ainda a palestra “História de dois amores”, com Oswaldo Arthur. A praça do bairro Pará será palco de várias atrações musicais e da peça “O menino Bach Visita o Brasil”, com grupo Giramundo. Todas as atrações são gratuitas.

No encerramento da semana ocorre a abertura da exposição de longa temporada “Menino Antigo, Poeta Moderno”, às 19h, na Casa de Drummond. A mostra é um reencontro com a literatura e a história, promovendo uma experiência, que promete enriquecer a compreensão sobre a poesia e a identidade brasileira, descobrindo Itabira e deixando-se encantar pela obra do Poeta Maior. Para participar das oficinas “A construção do imaginário infantil através das caricaturas”, “Pintura com pigmentos naturais” e “A Voz das pedras” é necessário fazer a inscrição.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Começa quinta-feira (11) a 23ª edição da Semana Drummondiana. Confira a programação – Euclides Éder

  2. Pingback: Começa quinta-feira (11) a 23ª edição da Semana Drummondiana. Confira a programação – Rádio Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *