Para melhorar ainda mais a qualidade no fornecimento de energia para seus mais de nove milhões de clientes em Minas Gerais, a Cemig foi pioneira em desenvolver e instalar, no seu sistema de distribuição, novos transformadores que fazem a regulação dos níveis de tensão da rede de forma automática, diferentemente dos convencionais utilizados atualmente. O equipamento, chamado pela Companhia de SmartGreen, está alinhado às melhores práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).
Duas unidades foram colocadas em pontos estratégicos e ambas estão em período de teste. A unidade funciona assim: caso haja uma variação de tensão, o objetivo é que o equipamento faça, de forma automática e inteligente, a regulação da tensão fornecida aos consumidores. Ou seja, aquela variação de tensão que geralmente é percebida em horários de pico, quando a lâmpada, por exemplo, fica “mais fraca”, será regulada automaticamente pelo aparelho, que vai normalizar a tensão.
“A dinamicidade do sistema elétrico sugere que, cada vez mais, novas tecnologias sejam integradas à rede, de maneira que, esses novos aparatos se somem aos processos já existentes. Esse equipamento desenvolvido, que estamos chamando de SmartGreen, é capaz de responder em tempo real às variações de rede, eliminando, assim, a instabilidade observada em algumas situações”, explica o gerente de Engenharia, Automação e Sistemas da Distribuição da Cemig, William Alves.
“A Cemig, com sua tradição em inovação, buscou, junto ao mercado de fornecedoras do setor elétrico, a formulação e execução de um transformador sustentável que usasse de tecnologia computacional para proporcionar ganho real de qualidade na entrega da energia aos clientes da empresa. O SmartGreen foi aprovado nos testes de laboratório e agora está em fase de análise empírica. O uso em larga escala vai depender dos resultados obtidos”, resumiu o gerente da companhia, William Alves.
Deixe um comentário