Em setembro, estudantes da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA) realizaram uma visita ao campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atividade organizada pelo projeto de extensão registrado na Pró-reitoria de Extensão com o tema: “Higiene Ocupacional nas escolas: apresentação dos universitários sobre temas de HO, a secundaristas da escola pública”. O projeto já acontece há dois anos na disciplina Higiene II, sob coordenação do professor Leonardo Ferreira Reis, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), com apoio do professor Paulo Araújo, do curso técnico em Segurança do Trabalho da EEMZA.
O projeto consiste em duas atividades principais: uma visita dos estudantes da escola ao campus, em que os alunos da disciplina de Higiene Ocupacional falam sobre a forma de ingresso na Universidade Pública, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a política de ações afirmativas, com vagas reservadas para pessoas negras, de baixa renda e pessoas com deficiência (PCDs), e ainda apresentam a política de permanência estudantil da Unifei, com auxílios e projetos remunerados. Foram apresentados alguns laboratórios tecnológicos, onde as práticas de ensino e os projetos de pesquisa são desenvolvidos.
A segunda etapa, que acontecerá em outubro, consiste em aulas sobre riscos ocupacionais que estudantes da disciplina de Higiene II irão ministrar na EEMZA, apresentando conceitos, técnicas e teorias, além de demonstrar o uso de equipamentos de medição de ruído, vibração, calor e iluminância. “Envolve o desenvolvimento de tecnologias sociais e também a difusão científica, o que fazemos através de projetos como este”, disse o professor Leonardo Ferreira Reis sobre a Engenharia Popular, uma das frentes de atuação do grupo de pesquisa sobre Conflitos e Confluências Rurais da Bacia do Rio Doce (OCDOCE).
Deixe um comentário