Saae anuncia que abastecimento de água, pode estar comprometido no final de semana

ETA Pureza. Foto: Arquivo. Fonte: Ascom/Saae

Diante do baixo nível no manancial Pureza 

O principal sistema de abastecimento de água de Itabira, o manancial Pureza, tem apresentado baixos níveis de vazão para captação. Na madrugada deste sábado (20), a média de vazão chegou a 72 litros por segundo (l/s), aquém do necessário, para atender a demanda, impactando também na oscilação de pressão na rede, e até na possível falta d’água. Os reservatórios também apresentam nível insuficiente. Manobras estão sendo realizadas neste final de semana, para amenizar o desabastecimento, e ajustar a distribuição para garantir o recebimento do recurso hídrico, mesmo que gradativo. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta novamente a utilização racional, priorizando alimentação e higiene pessoal. A maior parte de Itabira poderá ter redução de vazão.

Foto: Arquivo. Crédito: Ascom/Saae

Moradores dos bairros e vilas: Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I e II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Santa Inês, São Bento, Valença, Piedade, Prudêncio, Salica, Santa Izabel, Santa Rosa, São Geraldo, Centro, Caminho Novo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo e de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde; Jardins das Oliveiras, dos Ipês, Universitário, Flamboyant, Buritis, e Belo Monte, além dos condomínios Belleville, Morada da Brisa, e Vale do Sol, devem reduzir o consumo, os reutilizando sempre que possível.

ETA Pureza. Foto: Arquivo. Crédito: Ascom/Saae

Sobre capacidade de reservação o Saae é taxativo! “Todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo, 24h. É importante ressaltar que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a um dia,” avisa comunicado oficial da autarquia, distribuído a imprensa neste sábado (20). Ainda segundo o Saae, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) deve ser feito pelo tridígito gratuito 115, 24h/dia. Ao ligar, o cliente deverá ter em mãos a fatura ou número da matrícula do cliente. Outra opção é entrar em contato pelo chatbot/telefone: (31) 3839-1330 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *