Inscrições abertas para 12 cursos gratuitos, 230 vagas, no programa Qualifica Itabira

Fonte: Redes Sociais/Prefeitura de Itabira

O programa Qualifica Itabira é ferramenta de preparação profissional, fruto de parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Por meio dela, jovens recebem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou se tornar empreendedores. São 12 oportunidades, alguns podem ser feitas concomitantemente, sem custos, através de alinhamento do Poder Público Municipal. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), e apoio nas inscrições da Secretaria de Assistência Social (SMAS), já que, 30% das 230 vagas são para jovens em vulnerabilidade social, situação comprovada pelo CadÚnico, documento conferido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Itabira conta com cinco unidades: Jardim das Oliveiras, Fênix, Central (que atende a zona rural), Gabiroba e Pedreira.

Ricardo Azamim. Fonte: Emmanuel Costa/Rádio Itabira

“O que eu mais ouço dos empresários é a falta de mão de obra qualificada para trabalhar. Então, não podemos prometer emprego, mas seguramente, ao terminar o curso, este aluno deverá ter uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para quem almeja uma nova profissão ou ingressar numa carreira. É praticamente emprego garantido em qualquer lugar onde o funcionário quiser. Empresas estão ávidas por profissionais nesse mercado cada vez mais escasso por pessoas preparadas. É importante chegar no horário, ir todos os dias, ter comprometimento e assiduidade”, disse Ricardo Azalim, diretor da unidade de Itabira do Senai, em entrevista para a rádio Itabira, nesta sexta-feira (19). No primeiro semestre deste ano, outras opções de cursos foram disponibilizadas, no montante de 880 oportunidades.  Para acessar a plataforma de inscrições clique aqui. No Instaram do Senai Itabira, está disponível o edital completo, com todos os detalhes.

Fonte: Emmanuel Costa/Rádio Itabira

Os cursos são: Usinagem Convencional, início dia cinco de agosto (15 vagas), Usinagem com Comando Numérico Computadorizado, para janeiro de 2025 (15 vagas), oportunidades de qualificação no horário noturno. Serão nove aperfeiçoamentos, ou seja, para quem tem comprovação de experiência na carteira, ou em caso de empreendedor sem formação, escrever carta de próprio punho, assumindo ter o conhecimento prévio necessário para ingressar. A qualificação é em metrologia, desenho assistido por computador 2D ou 3D, processo de oxicorte, soldagem processo TIG, liderança 4.0, fluência digital, e excel. Para o período vespertino, a qualificação ofertada é assistente administrativo, com aulas em dois meses, dia 19 de setembro (20 vagas), ou montador de estruturas metálicas, com início das aulas dia nove de setembro (20 oportunidades). O Senai fica na rua Nossa Senhora da Piedade, Campestre. Informações adicionais pelo telefone: (31) 3834-5678.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *