A Cemig realiza, mensalmente, mais de nove milhões de leituras de medidores em sua área de concessão para garantir o faturamento justo e correto dos seus clientes. Por isso, conceder o livre acesso ao medidor de energia da unidade consumidora é um dos principais deveres dos clientes e consta no contrato assinado com a distribuidora, conforme previsto na Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Porém, atualmente, a Cemig registra cerca de 80 mil impedimentos de leituras por mês, o que representa quase 1% do total realizado. Mais de 80% desses impedimentos acontecem em função de imóvel fechado. Em caso falha na tentativa da leitura, seja por imóvel fechado ou por não autorização da entrada do profissional da Cemig, a fatura é calculada pela média dos últimos 12 meses.
“Nos casos de impedimento de leitura, a fatura seja gerada com base na média de consumo dos últimos 12 meses, o que pode levar o cliente a pagar um valor maior ou menor do que o consumo real registrado naquele mês. Em caso de três impedimentos consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita a desligamento da energia, conforme a normativa da Aneel”, destaca a gerente de leitura, Amanda Mascarenhas.
Em caso de imóveis novos ou alterações do padrão de entrada de energia, a Cemig exige a construção utilizando o modelo com o medidor apontado para a rua, para que não haja a necessidade de o leiturista entrar na unidade consumidora para obter os dados do equipamento. A única exceção a essa exigência são os prédios com mais de três unidades consumidoras. Outro motivo que impede a realização de leitura é cachorro solto na residência.
É importante que o cliente esteja atento à data de realização da leitura para manter o animal preso nas datas previstas, permitindo a execução da leitura de forma segura, evitando, assim, possíveis acidentes. Para que a Cemig possa realizar os serviços necessários à continuidade do fornecimento, é importante que o cliente libere o acesso dos profissionais ao padrão de energia, onde o medidor está instalado.
A informação da visita do profissional da companhia à unidade consumidora pode ser conferida na fatura anterior no campo “próxima leitura”. Para evitar dúvidas sobre o processo de leitura, o cliente deve estar ciente de que todos os profissionais que representam a Cemig utilizam crachá de identificação e uniforme, enquanto os veículos utilizados nas vistorias, inspeções ou manutenções possuem o adesivo “A serviço da Cemig”.
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