Vale: fora de estrada bicombustível pode reduzir emissão de CO2 em até 70%, ao diesel comum

Foto: Divulgação Komatsu

Vale e Komatsu assinaram um acordo pioneiro para desenvolver e testar, em parceria com a Cummins, caminhões fora de estrada bicombustíveis, movidos a uma mistura de etanol e diesel. Serão os primeiros caminhões desse porte no mundo, com capacidade entre 230 e 290 toneladas, a rodar com etanol, investimento conjunto em pesquisa e desenvolvimento que demonstra o compromisso das três empresas com o avanço da sustentabilidade na indústria de mineração.

Essa colaboração dá início ao Programa Dual Fuel, que deverá contribuir para a Vale atingir suas metas de reduzir as emissões de carbono de escopos diretos e indiretos em 33% até 2030, e zerar suas emissões líquidas até 2050. O programa é um reconhecimento à necessidade de se reduzir as emissões de carbono nas operações de mineração. Consiste na conversão dos atuais motores a diesel de caminhões fora de estrada para uma mistura de etanol e diesel, tornando-os mais sustentáveis.

“Retirar de nossas operações de mina um combustível fóssil como o diesel é fundamental para atingirmos nossas metas de descarbonização. A aplicação da solução na frota existente, sem a necessidade de aquisição imediata de novos caminhões, é um excelente caminho para avançarmos com o processo de descarbonização, mantendo também nosso foco em confiabilidade e eficiência produtiva”, afirma José Baltazar, diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale.

Os caminhões adaptados utilizarão até 70% de etanol na mistura, e a redução nas emissões diretas de CO2 também será de até 70%, em relação aos veículos movidos a diesel tradicional. Ao longo dos próximos dois anos do projeto, se prevê o desenvolvimento, testes, e implantação dos motores movidos a etanol e diesel, fabricados pela Cummins. Entre os equipamentos de mina, o caminhão fora de estrada é o maior consumidor desta modalidade de combustível, portanto, o maior emissor de poluentes do diesel.

“Estamos constantemente desenvolvendo e testando soluções para atingir nossas metas de redução de carbono até 2030. Esta parceria contribuirá muito para alcançarmos nossos objetivos coletivos. Estamos ansiosos por estabelecer parcerias com nossos clientes através do processo de gestão da mudança para os bicombustíveis, enquanto mantemos as operações produtivas para atingir nossos objetivos de redução de emissões”, afirma Benjamin Stear, diretor de Engenharia, Desenho e Tecnologia da Komatsu.

“São duas organizações que compartilham o compromisso com a inovação e a aceleração da redução da pegada de carbono. Será fantástico contribuir com a nossa experiência em motores de combustão interna para este projeto, que testemunhará mais avanços na tecnologia pronta para o futuro,” destaca Luke Mosier, gerente de Planejamento e Estratégia de Produtos de Mineração da Cummins. As emissões de diesel das operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO2 da Vale.

“Temos de aproveitar a vantagem competitiva do Brasil em biocombustíveis, já que somos um dos maiores produtores mundiais de etanol. Com essa parceria, podemos reduzir nossas emissões diretas para 2030 com uma solução competitiva, além de também contribuir para fortalecer essa indústria de baixa emissão no Brasil,” afirma Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. O etanol se justifica por ser combustível adotado em larga escala na rede de fornecimento.

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