Dois colaboradores da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), órgão regulador e fiscalizador ligado a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) concederam entrevista para a rádio Itabira, nesta segunda-feira (8). Entre os temas debatidos, destaque para: novas linhas de transporte coletivo, ônibus elétrico experimental, campanhas educativas principalmente no “Maio Amarelo”, blitz nas avenidas João Pinheiro e Mauro Ribeiro com foco na conscientização de motociclistas, queda no percentual de acidentes fatais com motos, orientação aos alunos da rede de ensino através de palestras e city tour, novos abrigos para passageiros, app “Kdê Bus” e a visita de agentes públicos da cidade de Sabará, para networking.
“Se a gente viesse seguindo aquele círculo vicioso do passado, a passagem poderia estar custando aqui de sete a oito reais, e atualmente com o subsídio, são três. A gente conseguiu colocar vários novos horários de transporte coletivo, e agora de forma experimental estamos testando um ônibus elétrico, e esperamos fazer um relatório para verificar pontos positivos e negativos. Posso destacar também o aplicativo com acesso em tempo real nas rotas dos ônibus”, disse Flavio Raimond da Silva, superintendente da Transita, que também é o presidente do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), órgão consultivo e deliberativo de controle social. O colegiado tem reunião mensal agendada para essa quarta-feira (10), às 14h no auditório da SMOTT.
“Outro dia encontrei com uma criança que, me mostrava aos seus pais, dizendo que era com a gente que aprendia sobre o trânsito. A educação não é feita da noite para o dia. Nas escolas, ficamos por 15 a 20 minutos com as palestras, falando sobre as regras do trânsito, e depois fazemos o que chamo de City Tour, mostrando como é na prática, a melhor forma de se comportar”, explicou Luciano Gonçalves, diretor de educação e controle do trânsito da Transita. A criança passa a disseminar conhecimento, absorve cognitivamente riscos e deveres como pedestres e futuros condutores, além de fiscalizar o próprio comportamento dos pais, contribuindo para uma convivência mais segura. Detalhes no Instagram da rádio Itabira.
Deixe um comentário