Valério vence fora de casa, e comemora classificação para fase final do Módulo II

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

O time de Itabira surpreendeu o Democrata de Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, neste sábado (22) vencendo por um a zero, gol de DG aos 16 minutos de partida. O risco era de rebaixamento, mas o Valério voltou classificado em terceiro lugar no grupo A, primeira fase do Campeonato Mineiro – Módulo II, e seguirá para o Hexagonal, divido em dois grupos com três participantes, que se enfrentem em turno e returno. Ao final dos quatro jogos, o finalista comemora o acesso à elite do futebol no Estado em 2025. Os demais classificados da chave foram: Betim (1º colocado), e Aymorés (2º), com uma vitória a mais do que o Dragão, primeiro critério desempate. O Tupi foi rebaixado; e na fase decisiva os itabiranos enfrentam: Betim e URT.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

O jogo

Os mandantes começaram pressionando com Ruan Pablo aos 13 minutos, mas a resposta veio pouco tempo depois, com DG. O Valeriano aproveitou assistência de Pedrinho que saiu da área para confundir a marcação. A inversão de papéis surtiu efeito, e a bola tocou na mão esquerda do zagueiro Marlon, antes de balançar as redes do Democrata. O time que jogava pelo empate, perdeu a vaga diante da torcida, pela falta de volume ofensivo. As principais oportunidades foram do Valeridoce Esporte Clube (VEC). A equipe visitante tinha em Andrey, na sua segunda partida pela equipe, uma referência ofensiva. Glaycon deixou de se tornar mero espectador, apenas nos minutos finais. Saulo foi gigante na marcação e no apoio.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

Segundo tempo

Acreditando em uma partida mais disputada fisicamente, o técnico do VEC, Marcos Valadares apostou na troca na lateral esquerda, já que o titular Léo Carioca, estava com cartão amarelo, e tinha a incumbência de marcar o principal jogador adversário: Léo Reis. Com Rodrigues no segundo tempo, a missão foi cumprida. Pedrinho voltava a assustar, e o Democrata pouco criativo. Os principais jogadores no primeiro tempo foram sacados pelo técnico Toninho Pesso: Gu, Ruan Pablo, Léo Reis e Thomasel. Os que entraram não representaram risco ao time de Itabira. Outra vez a experiência de Glaycon foi fundamental, esfriando de forma estratégica a pressão do Democrata, em busca da reação. Ao final, a comemoração foi do Valério.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

“Eu me cuido muito em termos de saúde mental, equilibrado e tranquilo, com confiança total no meu trabalho, construindo belas histórias onde passei, e não foi diferente no Valério. Competimos e conseguimos jogar com desempenho bom, mas vitórias, até então, não vieram, mas chegaram agora no final. Empatamos dois jogos com jogadores a menos, mas esses resultados nos levaram a classificação. Merecemos muita por tudo que foi construído ao longo do trabalho. Os jogadores de forma geral estavam jogando bem, e tivemos um grupo maduro nesse sentido, apesar de jovem. Com entendimento de todo esse contexto, criamos a mentalidade de um grupo vencedor”, disse Marcos Valadares, para a rádio Itabira, ao final do confronto.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

VEC: Glaycon; Saulo, Pedro Vitor, Lula e Léo Carioca (Rodrigues); Luis Felipe (Júlio César), Gabriel Santos e Alexandre Melo (Nascimento); Andrey (Dênis), DG e Pedrinho (Kaique). Técnico Marcos Valadares.
Arbitragem: Murilo Misson Júnior; Marcyano da Silva Vicente e Weyder Marques Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *