
Foto: Paloma Alinne Alves Rodrigues/PIBID
De 16 a 18 de abril foi realizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) o Seminário Institucional de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o tema: “Desafios e perspectivas na formação de professores: políticas e práticas educacionais”. A ação é uma política governamental de formação inicial de professores em nível superior administrada pela CAPES, do Ministério da Educação (MEC). O evento contou com uma programação que visou compartilhar com a comunidade os resultados dos projetos desenvolvidos na rede local de escolas estaduais.
Na abertura, o tema abordado foi “Desafios na formação de professores de ciências: um olhar a partir da desigualdade social e educacional”, proferida pela professora Dra. Graciella Watanabe, da Universidade Federal do ABC. A palestra de encerramento abordou o tema “Os artefatos culturais e suas contribuições para as práticas educativas”, sendo ministrada pela professora Dra. Luisa Dias Brito, da Universidade Federal de Alfenas. O seminário contou com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Pró-reitoria de Graduação (PRG), institutos de Matemática e Computação (IMC) e de Recursos Naturais (IRN).
O PIBID coordenado pela Dra. Paloma Alinne Alves, com 48 bolsistas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, composto por dois subprojetos interdisciplinares. A professora Dra. Andreia Arantes Borges coordenou o subprojeto Biologia/Ciências/Química, que contou com a colaboração dos supervisores Alexandre Serafim, João Pedro de Oliveira Braga e Marcela Aparecida Nunes Tamura. No subprojeto Física/Matemática coordenado pela professora Dra. Danielle Aparecida Reis Leite, que atuou em conjunto com os supervisores Anderson Marcelo Gomes, Cristina Cândida de Macêdo e Reginaldo Aparecido Ferreira.
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