Novo presidente no CBH do Rio Doce. Representante do Saae de Itabira compõe chapa

Foto: Divulgação/Prefácio Comunicação

A nova diretoria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), 2024/2026, foi empossada quinta-feira (25), durante o 8º Encontro de Integração em Ouro Preto. O novo presidente é José Carlos Loss Júnior, com o compromisso de promover uma gestão democrática, com participação efetiva. “Quero enaltecer o trabalho feito pelo Flamínio, que entrega uma gestão com resultados expressivos e que precisam ter continuidade. O diálogo é fundamental, a participação de eventos como esses precisam ser da mesma forma nas reuniões plenárias. Com a participação de todos seremos mais fortes”, afirmou.

A chapa é composta pelo José Carlos Loos Júnior, representando a Prefeitura de Colatina (ES) – (Poder Público); 1ª vice-presidente  Senisi Rocha de Almeida, representando o Instituto Soledade – (Sociedade Civil); 2ª vice-presidente Mariele Fioreze, representando a Suzano S.A – (Usuários); secretário Flaminio Guerra, representando a Prefeitura de Nova Era – (Poder Público); 1ª secretária-adjunta, Nádia Rocha Oliveira – (Sociedade Civil); 2ª secretária-adjunta, Maria Edduarda Fonseca, representando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira – (Usuários).

Senisi Rocha eleito para o cargo de 1ª vice-presidente do CBH Doce, representante do Instituto Soledade, enfatizou a importância da participação dos conselheiros na construção de um comitê mais solido. “Acredito que muitos não têm a dimensão do papel de um comitê de bacia, principalmente o CBH Doce. Com essa nova gestão pode melhorar ainda mais a nossa atuação na bacia. Mas isso só será possível se cada um se empenhar ao máximo, participando das reuniões plenárias e câmaras técnicas, por exemplo. Esperamos chegar daqui a dois anos com entregas e resultados expressivos para nossa bacia”, disse.

Eleito para o cargo de secretário, Flamínio Guerra fez um discurso emocionado ao relembrar as conquistas do comitê durante a sua gestão e afirmou que vai continuar atuando de forma colaborativa junto aos demais membros da diretoria. “Só tenho que agradecer. Foram tantas conquistas, que a gente chega aqui com sentimento de dever cumprido, mas sei que tem muito trabalho para ser feito. É só o começo e acredito que a nova gestão vai dar conta e já está mostrando isso aqui no Encontro de Integração. Estamos juntos por esse bem comum, pelo patrimônio maior que temos, o nosso rio e as nossas águas”, ponderou.

Foto: Divulgação/Prefácio Comunicação

Em 22 de anos, o CBH Doce tem muito que comemorar. Entre as conquistas do colegiado, destaque por ser o primeiro Comitê Interestadual do país a ter todos os instrumentos de gestão, previstos em lei aprovados.  O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce) diagnóstico ambiental da região, que ainda contemplam planos e projetos de recuperação da Bacia, teve sua revisão aprovada em 2023.  Só em 2023, o CBH Doce investiu mais de 40 milhões em Iniciativas e Projetos que têm reflexos diretos na qualidade das águas dos rios da bacia, beneficiando os mais de quatro milhões de moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *